Viçosa registrou quase 1.500 casos de câncer em 10 anos

2021 foi o ano com o maior número de diagnósticos para câncer de mama

Viçosa registrou quase 1.500 casos de câncer em 10 anos

Como parte da campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Viçosa ofereceu 1.000 exames de mamografias para detecção precoce do câncer de mama e ainda restam mais de 700 vagas 

O município de Viçosa registrou 1.497 diagnósticos de câncer de 2013 até 2023, sendo 196 do tipo que ataca a mama, o equivalente a 13% do total. As informações apuradas pelo Folha da Mata com base nos dados do Painel da Oncologia do Datasus revelam que 2021 foi o ano com maior número de diagnósticos para esse tipo de câncer: foram 26 resultados em 12 meses.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais frequente nas mulheres brasileiras. A incidência aumenta com a idade e a maior parte dos casos ocorre a partir dos 50 anos. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno.

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Por isso, no sinal desses sintomas, é fundamental consultar um profissional de saúde e regularmente realizar a mamografia.

O câncer de colo de útero também tem grande incidência entre as mulheres, sendo o segundo mais diagnosticado. Em Viçosa, foram 102 diagnósticos desde o ano de 2013.

Especialistas destacam que o melhor caminho é a prevenção. Segundo a enfermeira Ana Flávia de Paiva, que atua na Coordenação de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova, é importante destacar o diagnóstico precoce, mesmo que seja um tumor benigno, para garantir o tratamento. “O diagnóstico precoce para o câncer de mama é feito a partir do exame clínico das mamas pelo profissional de saúde. Esse exame é indicado conforme o Ministério da Saúde para mulheres de 40 anos ou mais com risco elevado, sendo analisado cada caso particular e, no caso de mulheres com 50 a 69 anos, a mamografia pode ser realizada a cada dois anos”, explica.

A enfermeira também destaca que o autocuidado é contínuo e independente da idade. Para isso, é fundamental que a mulher observe seu corpo e, em qualquer suspeita, recorra ao profissional de saúde, principalmente se tiver histórico de câncer de mama na família.

Embora os dados do DataSus revelam que apenas a população feminina foi acometida pelo câncer de mama em Viçosa, Paiva ressalta que este tipo de câncer pode ter incidência também nos homens. “É mais raro estatisticamente, mas acontece. Os homens não têm mamas desenvolvidas, mas possuem o tecido mamário e podem ter a doença”, complementa. 

 

MAMOGRAFIAS

No início deste mês, a Secretaria de Saúde de Viçosa disponibilizou mil mamografias gratuitas em alusão ao Outubro Rosa. Ainda restam 704 vagas, destinadas para mulheres na faixa etária de 40 a 65 anos. Segundo o secretário de saúde, Rainério Fontes, a campanha vem tendo boa adesão da população e todas as UBS estão realizando esse trabalho de prevenção, promoção e rastreio. “Incentivamos todas as mulheres a participarem das palestras orientativas, realizarem os exames e tirarem suas dúvidas”, reitera.