Viçosa registra 15 mil faltas em consultas e exames em 2025; 1 a cada 4 pacientes não comparece
3.299 consultas com especialistas e 11.639 procedimentos entre janeiro e dezembro que deixaram de ser realizados por conta da ausência de pacientes
Segundo a Prefeitura de Viçosa, cerca de 15 mil pessoas deixaram de comparecer a consultas e outros procedimentos agendados na Secretaria de Saúde de Viçosa, em 2025, para o Cismiv (Consórcio Intermunicipal da Microrregião de Viçosa). Os dados foram levantados pelo chefe do Setor de Marcação e Regulação da Secretaria municipal de Saúde, José Antônio Barbosa.
A falta, sem aviso prévio, de consultas e outros procedimentos agendados pode prejudicar outros pacientes de várias maneiras, uma vez que as vagas ficam ociosas, resultando em atrasos para outros usuários que aguardam atendimento. Outra questão, é o impacto que causam na eficiência do sistema.
No total, foram 3.299 consultas com especialistas e 11.639 procedimentos entre janeiro e dezembro que deixaram de ser realizados por conta da ausência de pacientes, o que atrapalha o planejamento e também quem está aguardando na fila.
No período, foram realizadas 13.594 consultas e 51054 procedimentos diversos. Assim, o número de faltosos representam 24,27% e 22,79%, respectivamente, o que significa um porcentual muito elevado. Isso significa que 1 a cada 4 pessoas que o município marca os exames, não comparece.
Diante disso, a Prefeitura de Viçosa iniciou uma campanha de conscientização referente às ausências de pacientes após agendamentos para exames e consultas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
“Em caso de desistência, é importante que os pacientes, ou seus responsáveis, desmarquem suas consultas com antecedência de pelo menos 48 horas, para que outras pessoas sejam realocadas para o horário”, acentuou Barbosa.



Comentários (0)
Comentários do Facebook