Viçosa é a 2º cidade do Brasil com mais startups do agronegócio

Viçosa é a 2º cidade do Brasil com mais startups do agronegócio
Reprodução/Internet

De acordo com o ranking do Radar Agtech Brasil, Viçosa é a segunda cidade com o maior número de startups relacionadas ao agronegócio. A classificação considera o número de startups para cada 100 mil habitantes. No caso do município viçosense, a densidade de empresas é de 13,89, ficando ao lado de Jaboticabal (SP) e Lajeado (RS).

O Brasil, hoje, conta com 1.972 startups do agronegócio. Para a análise de densidade, o relatório considerou 386 municípios com pelo menos uma startup do setor, destacando 36 cidades com 10 ou mais empresas ativas, como Viçosa.

O relatório também traz reflexões sobre o papel das agtechs frente às transformações impulsionadas por agendas globais, como a Conferência das Partes (COP 30), que ocorrerá em Belém (PA) em novembro deste ano, e os compromissos firmados na Agenda 2030 da ONU. Nesse cenário, as startups do setor agroalimentar são vistas como agentes estratégicos para alcançar metas de sustentabilidade, contribuindo com soluções tecnológicas que otimizam a produção, reduzem impactos ambientais e ampliam a segurança alimentar.