Vereador de Araponga preso é acusado de dupla tentativa de homicídio ocorrida em 2022
Mandado de prisão foi expedido pela Justiça de Ervália
Preso desde o dia 28 de abril, o vereador e presidente da Câmara de Araponga, Euder Santana de Souza, de 25 anos, foi alvo, nesta semana, de mais um mandado de prisão, desta vez pelo crime de dupla tentativa de homicídio qualificado, ocorrido no dia 15 de junho de 2022, em Estevão de Araújo, distrito de Araponga.
O mandado foi cumprido durante a operação “Erga Omnes”, desencadeada na última terça-feira, 23, pelo MPMG (Ministério Pùblico de Minas Gerais), por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) Regional da Zona da Mata, que tem sede em Visconde do Rio Branco. A operação foi realizada em conjunto com a Promotoria de Ervália e contou com a colaboração de policiais civis e militares
Além do mandado de prisão preventiva contra o vereador Euder, cumprido no presídio de Ervália, onde ele se encontra encarcerado, também foi cumprido um mandado de internação de um adolescente, de 17 anos, acusado de co-autoria no crime de dupla tentativa de homicídio qualificado em Estevão de Araújo. O adolescente foi detido em Sericita e encaminhado para uma instituição de acautelamento de menores em Juiz de Fora.
De acordo com o promotor de justiça Breno Costa da Silva Coelho, coordenador do Gaeco, há fortes indícios de que o vereador denunciado, acompanhado do adolescente, tentou matar dois indivíduos na zona rural de Araponga, efetuando vários disparos de arma de fogo contra eles.
O CRIME
Euder é acusado de participação na tentativa de homicídio ocorrida por volta das 20 horas de quarta-feira, 15 de junho de 2022, no distrito de Estevão de Araújo, zona rural de Araponga.
A vítima dos disparos, um homem de 37 anos, deu entrada no posto de Saúde de Araponga com uma perfuração nas costas, a bala, e devido ao ferimento, foi transferido para o Hospital São Sebastião, em Viçosa, onde deu entrada com ferimento nas costas.
Uma testemunha do crime disse que a vítima e um outro homem estavam negociando a compra de um veículo GM/Monza, quando o vereador Euder os chamou para verem uns bois, com a intensão de negociarem. Os dois disseram que seguiram no Monza, enquanto o vereador e um desconhecido seguiram no veículo Fiat/Uno. Em um certo ponto da estrada do Estouro eles pararam o carro, quando Euder sacou uma pistola 380 e começou a atirar em um pedaço de pau. No mesmo momento, o homem que estava com ele sacou um revólver e atirou na vítima que, alvejada nas costas, conseguiu correr, juntamente com seu amigo, e se esconder em uma capoeira, até serem resgatados pela polícia e levados para o hospital. Eles disseram ainda que quando estavam escondidos, ouviram outros disparos de arma e pessoas os chamando pelo nome.
A testemunha disse que não sabe o motivo do crime, afirmando que Euder pareceu espantado quando o atirador atirou na vítima, chegando a gritar com ele.
POSSE DE ARMA
No dia 4 de abril deste ano, Euder Santana, sua namorada Síntia Gomes, além de seu afilhado, Adriel Expedito, foram detidos por policiais militares na praça do Rosário, centro daquela cidade, por volta das 19 horas, depois de saírem de uma reunião na Câmara e serem flagrados portando armas de fogo.
A polícia recebeu denúncias de que Euder estava dentro da Câmara, escoltado por um homem armado, que fazia sua segurança pessoal.
Os policiais montaram campana do lado de fora e esperaram o vereador, seu segurança e sua namorada entrarem no veículo Jeep/Renegade placa SHD-5E46, que era dirigido por ela.
Abordados, todos desembarcaram, quando os policiais encontraram com Adriel um revólver calibre 38. Questionado, Euder afirmou aos policiais que Adriel era seu afilhado, mas que desconhecia que ele estava armado.
Adriel foi colocado na viatura policial, mas quando os militares faziam o registro da ocorrência, receberam denúncias de que Euder havia se desfeito de uma bolsa, jogando-a sob o Jeep. E que a bolsa foi recolhida e escondida por Síntia, dentro do salão de beleza onde ela trabalha.
Ela foi encontrada pelos policiais e lhes entregou a bolsa, onde estava uma pistola 9 mm, municiada com 12 balas, e um carregador avulso, com outras 12 munições. Os aparelhos celulares dos três envolvidos foram apreendidos.
A polícia afirma que os militares envolvidos na ocorrência viram quando o vereador orientou seu afilhado a assumir a posse das duas armas.
Os três foram presos e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, onde pagaram fiança e foram liberados.
No dia 15 de março, o pai de Euder foi assassinado na praça Manoel Romualdo de Lima, no centro de Araponga.
Preso
Euder foi preso na Operação Sicário, realizada na manhã de sexta-feira, 14 de abril, em Araponga e outras cidades da região. A operação tinha o objetivo de investigar uma organização criminosa que atua na região de Araponga, Ervália e Viçosa. Um grupo é investigado por envolvimento em homicídios qualificados, porte ilegal de armas de fogo e tráfico de drogas.
A operação cumpriu mandados judiciais, sendo três de prisão temporária e oito de busca e apreensão nos municípios de Viçosa, Araponga e Sericita. Segundo a polícia, um dos líderes do grupo investigado é o vereador Euder Santana, que foi preso durante a ação. Os outros dois mandados foram cumpridos contra a companheira do vereador e um homem que, segundo a polícia, fazia a segurança particular do parlamentar.
Segundo as investigações, a organização criminosa é responsável por diversos homicídios na região, além de atuar no tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo.
PRISÃO PREVENTIVA
Foi decretada na sexta-feira, 28 de abril, a prisão preventiva de Euder Santana de Souza, que está preso temporariamente desde o último dia 14, quando foi alvo da operação Sicário, realizada pelo MPMG (Ministério Público de Minas Gerais), por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) da Zona da Mata.
Ele é investigado por integrar uma organização criminosa apontada como responsável pela prática de homicídios qualificados, porte de armas de fogo e tráfico de drogas na região de Araponga, Ervália e Viçosa.
Na segunda-feira, 27 de abril, o vereador foi denunciado pelo MPMG por porte ilegal de arma de fogo, por duas vezes; por fornecer arma de fogo a criança ou adolescente (artigos 14 e 16, parágrafo 1º, inciso V, da Lei nº. 10.826/2006); e por corrupção de menor de 18 anos (art. 244-B da Lei nº 8.069/90).
SALÁRIO
Mesmo preso, o vereador Euder Santana de Souza vai continuar recebendo seus vencimentos na Câmara de Araponga, da qual é presidente da Mesa Diretora.
Ao Folha da Mata, o assessor jurídico da Câmara, Gustavo Lenine Barbosa Macedo, explicou que, pelo regimento, o vereador temporariamente privado da liberdade, em virtude de processo criminal em curso, é considerado automaticamente licenciado, sem prejuízo do subsídio. “Neste caso, o vice-presidente fica investido na plenitude das respectivas funções da presidência da Câmara. Portanto, o vice-presidente passa a ser o presidente em exercício”, explica o advogado.
Ainda segundo o jurídico do Legislativo de Araponga, se o vereador Euder sofrer condenação criminal em sentença definitiva e irrecorrível, poderá perder o mandato. Mas o processo interno garante a ampla defesa do acusado, mesmo quando condenado.
A Câmara de Araponga informou, ainda, que nenhum vereador solicitou a cassação do mandato de Euder Santana e que não tramita naquela Casa Legislativa nenhum processo administrativo contra o vereador.
Atualmente, as funções da presidência são exercidas pelo vereador Francisco Chagas de Abreu. Já as funções de vice-presidente são exercidas pela secretária da Mesa, vereadora Renata Ermelinda Ribas Ferreira. Nas próximas reuniões, será escolhido o vereador que vai atuar como secretário da Mesa.
Siga o jornal Folha da Mata nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp | Envie sua sugestão de matéria
Notícias de Viçosa - Viçosa MG - UFV - Folha da Mata - Folha da Mata Impresso - PDF Folha da Mata - Viçosa Notícias - Viçosa TV - News Viçosa - Saber Viçosa - Urgente Viçosa - Primeiro Viçosa - Viçosa Lespa - Araponga - São Miguel do Anta - Canaã - Coimbra - Ervália - Cajuri - Teixeiras - Paula Cândido - São Geraldo - Pedra do Anta - Porto Firme - Guaraciaba - Piranga - Lamim - Dores do Turvo - Ponte Nova - Visconde do Rio Branco
Comentários (0)
Comentários do Facebook