UFV solicita economia urgente de água no campus Viçosa devido à estiagem

UFV solicita economia urgente de água no campus Viçosa devido à estiagem

A Pró-reitoria de Administração (PAD) e a Diretoria de Meio Ambiente (DAM) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) emitiram um alerta para toda a comunidade universitária do campus Viçosa, pedindo uma mobilização urgente para reduzir o consumo de água. A medida vem em resposta ao longo período de estiagem na região e à significativa redução da vazão do ribeirão São Bartolomeu, que abastece o campus.

De acordo com a nota, a escassez de chuva e a avaliação do volume nas represas que armazenam água para a universidade motivaram o pedido. A PAD e a DAM pedem que todos os setores administrativos e acadêmicos adotem práticas de economia de água imediatamente.

A universidade solicita que as pró-reitorias e diretorias dos centros de ciências disseminem a recomendação para seus setores, e destacam a importância de ações já promovidas pelo Selo UFV + Sustentável. As chefias de departamentos e setores administrativos são orientadas a realizar vistorias nas instalações, corrigir vazamentos e manter a leitura diária dos hidrômetros.

Entre as práticas sugeridas estão a redução no uso de água tratada para atividades como irrigação de jardins e lavagem de veículos, bem como a diminuição do tempo de uso de torneiras e chuveiros. A PAD e a DAM reforçam que essas ações são essenciais para enfrentar a grave estiagem atual.

A comunidade universitária deve comunicar vazamentos à Diretoria de Manutenção pelos telefones 3612-1560, 3612-1561 ou 3612-1553. Demandas técnicas para redução de consumo devem ser encaminhadas à Diretoria de Meio Ambiente pelo e-mail meioambiente@ufv.br.

 

Receba no WhatsApp as notícias de Viçosa e região