UFV sedia VII Congresso Brasileiro de Fitossanidade com foco em sustentabilidade e inovação

Evento reúne 350 participantes e discute os desafios da fitossanidade no contexto da agricultura verde e da sustentabilidade

UFV sedia VII Congresso Brasileiro de Fitossanidade com foco em sustentabilidade e inovação
Divulgação/UFV

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) está sediando, nesta semana, a sétima edição do Congresso Brasileiro de Fitossanidade (Conbraf), que aborda o tema "Sustentabilidade e Fitossanidade 4.0". O evento, que começou nesta quarta-feira (21) no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, reúne cerca de 350 participantes de diversas regiões do Brasil e do exterior.

Durante a abertura, os participantes foram recebidos com uma apresentação de viola caipira da dupla Luis Márcio e Vinícius. O congresso, que se estende até sexta-feira (23), contará com palestras e mesas-redondas sobre os desafios contemporâneos da fitossanidade, promovendo debates sobre as necessidades do setor e o posicionamento das principais instituições em relação à agricultura verde.

A UFV se destaca por reunir quatro departamentos — Entomologia, Fitopatologia, Agronomia e Engenharia Agrícola — que colaboram para cobrir todas as áreas do tema, proporcionando um evento que visa contribuir para a formação acadêmica e a construção de uma visão técnico-profissional.

A programação teve início com a palestra "A Nova Lei Brasileira dos Agrotóxicos: o que mudou?", ministrada pelo engenheiro agrônomo Luis Eduardo Pacifici Rangel, representante do Ministério da Agricultura e Pecuária. Outros palestrantes incluem professores das universidades federais de Viçosa, Espírito Santo e Santa Catarina, além de pesquisadores da Embrapa e da Agência Federal da Alemanha para a Conservação da Natureza.

Antes da palestra de abertura, o professor Marcelo Coutinho Picanço, do Departamento de Entomologia da UFV, foi homenageado como Personalidade da Fitossanidade Brasileira 2022-2024, reconhecido por suas contribuições ao ensino, pesquisa e extensão ao longo de mais de 30 anos de carreira.

O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, destacou a importância de a UFV sediar um evento dessa magnitude e convidou os participantes a conhecerem melhor a Universidade, através de visitas guiadas ao Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) e passeios de bicicleta pelo campus.