UFV: iniciativas de professores vira referência internacional de prevenção à Covid-19
Metodologia foi aplicada em mais de 500 profissionais de saúde da região de Viçosa
A Nursing Now Brasil selecionou iniciativas que possam capacitar profissionais de enfermagem para os desafios na área da Saúde e ampliar as contribuições para a Cobertura Universal de Saúde. Uma proposta da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi selecionada pela iniciativa que conta com a colaboração da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros.
A capacitação oferecida por professores do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV às equipes de enfermagem para evitar a contaminação pelo novo coronavírus foi reconhecida pela Nursing Now Brasil. A metodologia foi aplicada em mais de 500 profissionais de saúde da região de Viçosa.
Agora, o projeto intitulado “Biossegurança na utilização dos equipamentos de proteção individual: contribuições dos professores da Universidade Federal de Viçosa” deverá ser aplicado em capacitações em 16 países onde a Nursing Now possui sede.
A professora Luciene Muniz, uma das autoras, informou que o projeto também conta com protocolos de conferência do uso adequado de EPIs e vídeos instrucionais produzidos para ampliar o alcance do público. Segundo ela, cerca de 570 mil profissionais de Saúde se infectaram com o SARS-CoV-2, sendo que quase 2,5 morreram pela Covid-19.
“A exposição ocupacional constante dos profissionais de saúde aos pacientes com Covid-19 e a escassez ou falta de equipamentos de proteção individual são aspectos que causam preocupação mundial”, disse ela.
Segundo a UFV, as iniciativas deverão ser certificadas no Fórum de Convergência e Fortalecimento das Metas da Campanha, previsto para acontecer em fevereiro de 2021, no formato remoto.
Comentários (0)
Comentários do Facebook