UFV gradua segunda turma dos Formandos do Centenário

Quase 400 alunos do CCA e CCE colaram grau na UFV. Confira os destaques da cerimônia, os discursos e os vencedores da Medalha Presidente Bernardes

UFV gradua segunda turma dos Formandos do Centenário
Reprodução/UFV

Quase 400 graduandos do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) participaram, na noite da última sexta-feira, 30 de janeiro, da colação de grau da segunda parte da turma Formandos do Centenário universidade.

A cerimônia foi realizada no Espaço Multiuso do campus e reuniu familiares, amigos, professores, servidores e representantes da Universidade e do município.

Durante a solenidade, o juramento foi conduzido por José Augusto Talma Filho, do curso de Arquitetura e Urbanismo. Já o discurso feito pela oradora da turma, Vitória Aparecida Pereira Dias, de Zootecnia, destacou que os formandos fazem parte da história centenária da UFV. Em sua fala, ela ressaltou a importância das vivências acadêmicas e extracurriculares na formação humana e profissional, como monitorias, estágios, pesquisas e projetos de extensão.

A cerimônia foi presidida pelo reitor Demetrius David da Silva, que enfatizou o papel histórico da UFV na formação de gerações e na produção científica ao longo de seus 100 anos. Segundo ele, os formandos de janeiro de 2026 são os primeiros graduandos de um novo século da Universidade, marcado por desafios ligados à ciência, sustentabilidade, democracia e justiça social.

Durante o evento, também foram entregues as medalhas Presidente Bernardes de ouro e prata aos formandos com melhor desempenho acadêmico. As medalhas de ouro foram concedidas a Paulo Silvio Coppetti Filho (Agronomia) e Tainá Tábata Fialho Martins (Arquitetura e Urbanismo). A programação do Centenário segue com a colação de grau do campus Florestal nesta quinta-feira, 5 e do campus Rio Paranaíba na sexta-feira, 6.