UFV debate implantação de hospital universitário e aumento no orçamento com deputadas federais

Ana Pimentel e Dandara Tonantzin, ambas do PT, estiveram na UFV para tratar de diversas pautas, entre elas, um hospital universitário em Viçosa e o aumento dos repasses de recursos à instituição

UFV debate implantação de hospital universitário e aumento no orçamento com deputadas federais
Divulgação/UFV

As deputadas federais do Partido dos Trabalhadores (PT) Ana Pimentel e Dandara Tonantzin estiveram na UFV na última sexta-feira (14). Ambas participaram de encontros com gestores, servidores e estudantes da universidade e do Colégio de Aplicação - CAp-Coluni. A visita das deputadas foi pautada na discussão de demandas para a UFV, como a implantação de um hospital universitário e o aumento dos recursos repassados à instituição.

Na parte da manhã, Ana Pimentel se reuniu com a diretora do Coluni, Alessandra Tostes, e conheceu a infraestrutura da escola, que é considerada uma das melhores do Brasil. Ela relembrou de Samille Malta, ex-estudante do Coluni e a única aluna de escola pública a receber nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Durante a visita, também foram debatidas formas de dar continuidade à pluralidade cultural e social na escola.

Em seguida, no Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM), o foco foi a demanda da implantação de um hospital universitário em Viçosa — a deputada federal faz parte do grupo de parlamentares que estão debatendo e apoiando o processo junto ao Ministério da Educação. Foram discutidas a necessidade de uma infraestrutura adequada, qualificação profissional e servidores aptos a atuar no hospital.

Já a deputada Dandara Tonantzin, esteve na UFV no período da tarde e se reuniu com o reitor da instituição, Demetrius David da Silva e a vice-reitora, Rejane Nascentes. No encontro, eles discutiram, entre outras pautas, sobre a situação vivenciada pelo sistema de ensino superior público em relação ao seu financiamento. De acordo com Demetrius, o orçamento das universidades, desde 2019, diminui ano a ano, sem a devida recomposição orçamentária e correção pela inflação.

Dandara, como forma de ajudar o ensino público superior, ressaltou o Projeto de Lei (PL) 760/2025 protocolado por ela, que busca garantir o reajuste anual do orçamento das instituições federais de ensino. A proposta tem como objetivo "assegurar que os recursos destinados a essas instituições sejam recompostos anualmente, garantindo que o valor real dos repasses destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino superior seja preservado ao longo do tempo".