Serviço militar tem sete mil mulheres alistadas em 3 dias

O Alistamento voluntário feminino pode ser feito até o dia 30 de junho e podem se candidatar interessadas que completam 18 anos em 2025

Serviço militar tem sete mil mulheres alistadas em 3 dias
Divulgação/Agência Brasil

Entre quarta e sexta-feira (3), o Ministério da Defesa registrou cerca de 7 mil inscrições de mulheres para o alistamento militar voluntário. Ao todo, são disponibilizadas 1.465 vagas em 28 municípios de 14 unidades federativas. 

O alistamento militar feminino pode ser feito até o dia 30 de junho e podem se candidatar interessadas que completam 18 anos em 2025. As que passarem pelo processo de alistamento e serem efetivamente selecionadas serão incorporadas no primeiro semestre de 2026, entre os dias 2 a 6 de março, ou no segundo semestre, de 3 a 7 de agosto. O serviço militar terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado mais de uma vez por até oito anos.

Além disso, elas passarão por seleção que inclui entrevista, testes físicos e exames de saúde. Conforme a cidade, elas poderão escolher a força que desejam integrar. Na Marinha, as mulheres serão incorporadas como marinheiros-recrutas, no Exército como soldados e na Aeronáutica como soldados de segunda-classe.

A ideia é de que o número de vagas para mulheres no serviço militar voluntário cresça progressivamente até que atinja 20% das vagas. Este ano estão sendo oferecidas 1.010 vagas para o Exército; 300 para a Aeronáutica e 155 para a Marinha. A expectativa é a de  que esses números sejam aumentados progressivamente, até que se atinja um índice de 20% das vagas do serviço militar.