Sem leitos de UTI, Ponte Nova e região aderem à Onda Roxa do Minas Consciente

Anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 5, após encontro dos prefeitos das cidades filiadas ao CISAMAPI

Sem leitos de UTI, Ponte Nova e região aderem à Onda Roxa do Minas Consciente

O prefeito de Ponte Nova, Wagner Mol, anunciou que vai aderir à Onda Roxa do plano Minas Consciente e manter somente os serviços essenciais em funcionamento. O decreto será publicado no fim da tarde de hoje e a medida será válida a partir deste domingo, 7.

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 5, após encontro dos prefeitos das cidades filiadas ao CISAMAPI (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga). Em coletiva à imprensa, o prefeito de Ponte Nova informou que a adesão à Onda Roxa será seguida por todos os 21 prefeitos da microrregião.

A Onda Roxa foi criada nesta semana pelo Governo de Minas Gerias para conter a evolução da pandemia e restabelecer a capacidade de assistência médica em algumas regiões do Estado. A faixa contempla as medidas mais severas de restrição, como toque de recolher das 20h às 5h e aos finais de semana. O Comitê Extraordinário Covid-19 inseriu apenas as macrorregiões Noroeste e Triângulo do Norte na Onda Roxa, mas o programa Minas Consciente dá aos prefeitos de qualquer região a liberdade de aderirem aos protocolos mais rígidos.

Ponte Nova está há duas semanas com ocupação máxima nos leitos de UTI dos hospitais Arnaldo Gavaza e Nossa Senhora das Dores e, até a data de hoje, está enquadrada na Onda Vermelha. A cidade é pólo microrregional para atendimento em saúde para mais de 20 cidades.

"Ontem, durante a coletiva dos hospitais, tivemos mais noção da situação crítica que se encontra nossa região. Fizemos essa reunião hoje, com a participação de 100% dos prefeitos, e colocamos a necessidade de adotarmos medias mais restritivas e efetivas para diminur a circulação de pessoas. De forma unânime,  dedicimos aderir ao protocolo sanitário da Onda Roxa. São medidas severas, mas as únicas capazes de nos ajudar nesse momento de tanta instabilidade", ressaltou o prefeito Wagner Mol.

A prefeitura de Ponte Nova informou que o decreto com os detalhes das novas restrições será assinado no fim da tarde desta sexta-feira e que, no sábado, se utilizará de carros de som para divulgar as normas que passam a valer a partir deste domingo, 7.

VIÇOSA

Desde a semana passada os hospitais de Viçosa já recebem pacientes da microrregião de Ponte Nova. A decisão das autoridades da microrregião vizinha pela adesão à Onda Roxa preocupa a Prefeitura de Viçosa. Hoje, às 16h, o COES local se reúne para discutir o assunto e a adesão à Onda Roxa é uma das pautas. Atualmente a cidade está na Onda Amarela do plano Minas Cosnciente.