Segurança nos bairros
Audiência reuniu lideranças na Univiçosa
A segurança pública para os bairros nas imediações da Univiçosa foi discutida em audiência pública promovida conjuntamente pela Câmara dos Vereadores de Viçosa e a instituição de ensino. Situações de insegurança no distrito de Silvestre e nos bairros Novo Silvestre, João Braz, Inconfidência e Liberdade, com ênfase para a que ocorreu em outubro de 2014, uma tentativa de assalto com tiroteio em que uma jovem de 29 anos foi atingida, em frente à unidade da faculdade Univiçosa, no Bairro Liberdade (antiga Esuv). A discussão objetivou uma maior aproximação da comunidade acadêmica, dos moradores e frequentadores dos bairros nas imediações.
Dentre as autoridades presentes, a representante dos estudantes, Monalisa Sousa, o diretor acadêmico Per Christian Braathen; o diretor administrativo financeiro Mateus Mendonça Vieira e o representante da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Arlindo Bernardino, além de vereadores. O presidente da Univiçosa, Professor Nelson Maciel reforçou a parceria da instituição com a comunidade das imediações da faculdade, e o compromisso de apoiar todas as iniciativas que visem à melhoria da qualidade de vida no entorno. O diretor geral da Univiçosa, Professor Evaldo Rodrigues relatou os fatos que levaram à realização da Audiência Pública e as medidas tomadas em prol da segurança. “O caminho para a solução passa pela responsabilidade de todos e pelas parcerias, e a Univiçosa está pronta para trabalhar em conjunto com a comunidade e os governantes”.
O secretário municipal de Governo, Luciano Piovesan destacou a importância de ações coordenadas e de medidas estratégicas para prevenir e combater a cultura da violência. “O Executivo tem programados ações em prol da segurança pública com diversos órgãos e entidades, para que as medidas tomadas sejam efetivas.”
O comandante da 10ª Cia Independente da PM de Viçosa, tenente coronel José de Anchieta Machado pontuou os ganhos da cidade com a elevação da Companhia e anunciou que no próximo concurso da Polícia Militar 30 vagas serão destinadas ao município, além de novas viaturas e melhores condições de trabalho para os policiais, tendo em vista as atuais condições. “A segurança pública é um sistema, no qual nós estamos encaixados, mas as soluções precisam ser desenvolvidas em parceria e diálogo. Todos somos responsáveis. Precisamos identificar a causa para alcançarmos as soluções com resultados consistentes.”
A defensora pública Vincenza Calcara citou os direitos humanos e defendeu o envolvimento da população em projetos sociais para obter resultados em longo prazo. O representante do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros, sargento Alexandre Dumas lembrou que segurança é responsabilidade de todos e que cabe ao Corpo de Bombeiros o trabalho de prevenção e conscientização.
Os vereadores presentes se manifestaram e também o público, defendendo ações mais efetivas do Poder Público e sugerindo encaminhamentos. Os principais encaminhamentos propostos foram a realização de um Fórum de Segurança Pública para ampliar a discussão; ações de conscientização sobre a necessidade de envolver a família nas escolas; melhorias de infraestrutura, como iluminação e capina nos bairros do entorno; recolhimento dos veículos inservíveis; aumento da ronda nas imediações da universidade; encontrar solução para o estacionamento irregular nas proximidades da faculdade; estudo para a criação da Guarda Municipal e de um Gabinete de Gestão Integrada; convidar prefeitos e vereadores das cidades próximas à Viçosa para participar de ações coordenadas para melhorar as condições de segurança na microrregião.
Comentários (0)
Comentários do Facebook