Secult abre inscrições para oficinas literárias do 3º FELIV

Aulas serão realizadas no dia 27 de maio, sábado

Secult abre inscrições para oficinas literárias do 3º FELIV

Os interessados em participar das oficinas literárias do 3º Festival Literário de Viçosa (FELIV), já podem se inscrever por meio deste formulário AQUI. Este prazo vai até às 14h de 26 de maio. As aulas da edição de 2023 do FELIV abordam três temáticas: escrita criativa, literatura fantástica e criação de zines. Todas as aulas acontecerão no dia 27 de maio, na Estação Cultural Hervé Cordovil. Para participar das oficinas, é preciso, apenas, ter interesse na literatura. 

Confira abaixo os horários e as descrições de cada oficina.-

8h às 10h - Palavras em Ação: Oficina de Escrita Criativa, por Geissiane Aparecida de Aguiar

A escrita criativa é uma forma de expressão que envolve a criação de textos literários imaginativos, incluindo contos, romances, poesia, peças de teatro, roteiros e até mesmo ensaios criativos. Geralmente é vista como uma forma de arte, em que o escritor usa sua imaginação, habilidades literárias e técnicas para criar histórias envolventes e emocionantes. Nesta oficina, aprenda a explorar personagens, construir enredos, escrever de forma descritiva e lidar com o bloqueio criativo.

10h às 12h - Explorando a literatura fantástica: uma jornada pelo imaginário, por Núbia Moreira Frederico

A literatura fantástica tem sido um dos gêneros literários mais populares ao longo dos séculos, fascinando os leitores com suas histórias imaginárias, personagens sobrenaturais e mundos mágicos, que desafiam as leis da natureza e da lógica. Nesta oficina, será explorada a definição de literatura fantástica proposta pelo crítico literário Tzvetan Todorov, que afirma que o gênero fantástico é caracterizado pela hesitação e questionamento das fronteiras entre realidade e ficção, estabelecendo um diálogo com a concepção do fantástico de Lovecraft.

14h às 16h - Oficina de Zine, por Sarau Sociológico

Ao conhecer as técnicas de criação de zine, propõe-se a reflexão acerca do potencial de criação presente em cada ser humano. Assim, busca-se ressaltar a importância da comunicação por meio da exposição de histórias, envolvendo a produção livre e independente desses materiais. Nesta oficina, é oferecida a oportunidade de explorar o conceito de zine e suas possibilidades como forma de expressão sociocultural. Os inscritos irão, por meio dessa ferramenta criativa e acessível, aprender como os zines podem ser um instrumento poderoso para a expressão individual e coletiva.