Saúde mental será tema de reunião aberta na Câmara

Reunião terá a presença de representantes da Universidade Federal de Viçosa, Univiçosa, Secretaria de Saúde e especialistas da área de psicologia e psiquiatria

Saúde mental será tema de reunião aberta na Câmara

Será realizada na próxima segunda-feira (13) às 15h, na Câmara, uma reunião que objetiva discutir e construir um Plano Municipal de Promoção de Saúde Mental para Viçosa. A ação foi convocada pelo vereador Daniel Cabral e terá a presença de representantes da Universidade Federal de Viçosa, Univiçosa, Secretaria de Saúde e especialistas da área de psicologia e psiquiatria. Além disso, o convite é estendido a todos que se interessarem pela temática para construção do Plano.

Segundo Daniel Cabral, a ideia surgiu através da demanda de muitos populares, estudantes e servidores públicos de Viçosa, que o procuraram para falar sobre dificuldades para acessar serviços de saúde mental. “As pessoas que me comunicaram disseram que não sabem onde procurar ajuda no município. Percebemos também nos relatos que não há psicólogos nas Unidades Básicas de Saúde, apenas nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), causando uma demanda grande que não é absorvida”, explica. O vereador complementa ainda que criar um Plano Municipal de Saúde Mental para Viçosa é essencial para servir como um guia estratégico para a promoção da saúde mental, prevenção de doenças mentais e a garantia de acesso a serviços de qualidade para aqueles que precisam.