Samu completa um ano e anuncia expansão na micro de Viçosa

Mais de 6 mil atendimentos já foram realizados na microrregião, que vai ganhar mais duas ambulâncias e uma base em Porto Firme

Samu completa um ano e anuncia expansão na micro de Viçosa

Cerca de 100 pessoas compareceram à cerimônia comemorativa ao primeiro ano de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 na macrorregião de saúde Leste do Sul, realizada na última terça-feira, 29, na sede do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros, que também abriga a base do SAMU de Ponte Nova.

Na ocasião, autoridades e lideranças de todo o território, composto pelas microrregiões de saúde de Ponte Nova, Manhuaçu e Viçosa, prestigiaram o evento, que contou com dois importantes anúncios: a construção de hangar, em terreno cedido no aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora, que será base da aeronave que atenderá toda a Rede de Urgência e Emergência (RUE) dos municípios das regiões Sudeste e Leste do Sul de Minas Gerais, abrangendo uma população de mais de dois milhões de pessoas; e a ampliação do número de bases e Unidades de Suporte Avançado (USA) e Unidades de Suporte Básico (USB) na Leste do Sul.

samu-evento-pn

O evento foi uma realização da Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova e da Prefeitura de Ponte Nova, com o apoio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste).

A superintendente regional de Saúde de Ponte Nova, Josy Duarte Faria Fialho, resumiu, em poucas palavras, a importância do novo serviço. “A implantação do SAMU foi um ganho sem precedentes para a região, representando atendimento humanizado, assistência vocacionada e direcionamento às portas referenciadas da rede de urgência e emergência. Ele é sinônimo de socorro em tempo hábil que, em resumo, representa muitas vidas salvas”.

NÚMEROS

No período de 31 de agosto de 2022 a 30 de agosto de 2023, foram realizados 29.254 atendimentos na macrorregião Leste do Sul. Desse total, 6.262 atendimentos foram realizados na microrregião de Viçosa, sendo 911 com a USA (ambulância avançada), 3.035 com a USB (ambulância básica) e 2.315 orientações médicas por telefone, via 192.

EXPANSÃO

O Samu Leste do Sul conta, atualmente, com quatro USA, sendo uma em Ponte Nova, uma em Viçosa e duas em Manhuaçu, além de 19 USB nos seguintes municípios: Alvinópolis, Jequeri, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, São José do Goiabal, Araponga, Teixeiras, Viçosa, Abre Campo, Ipanema, Lajinha, Manhuaçu (2), Manhumirim, Matipó, Mutum, Santana do Manhuaçu e São João do Manhuaçu. Além destas, estão previstas, conforme anúncio no evento: Porto Firme (1 USB), Viçosa (1 USA), Acaiaca (1 USB), Dom Silvério (1 USB), Piedade de Ponte Nova (1 USB), Pocrane (1 USB), Alto Caparaó (1 USB) e Ipanema (1 USA).