Exposição leva para Pinacoteca da UFV registros fotográficos de festa religiosa e cultural de Ouro Preto
A exposição irá até 24 de setembro
Desde a última sexta-feira (25), a Pinacoteca da UFV está apresentando a exposição CongoÊ, com registros feitos pelo fotógrafo Rodrigo Avelar, durante uma celebração cultural e religiosa em Ouro Preto.
São 20 fotografias do Encontro de Guardas de Congo, ocorrido em janeiro de 2019, que retratam e resgatam um pouco da cultura popular, negra e ancestral. Anualmente, sempre no segundo domingo de janeiro, a festa do Congado de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia é celebrada naquela cidade.
As imagens, feitas com uma câmera digital, passaram por processo artesanal de revelação em cianotipia. O intuito era combinar o resgate dessa cultura com um pouco da história da fotografia, utilizando uma de suas técnicas mais populares. Nelas, Rodrigo se propôs a abrir mão da nitidez e do foco perfeito para se aproximar mais do assunto da fotografia e do ato de fotografar.
Nascido em Ribeirão das Neves (MG) e atualmente morando em Ubá, Rodrigo é fotógrafo há mais de 10 anos. Sua exposição CongoÊ contará com audiodescrição e poderá ser visitada na Pinacoteca (ao lado da agência da Caixa Econômica Federal) até 24 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. A entrada será gratuita.
A exposição tem o apoio do edital 03/2023 da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), que visa estimular a difusão do conhecimento, apoiando e patrocinando eventos de caráter científico, tecnológico e cultural promovidos por órgãos vinculados à UFV, pela Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI), Divisão de Eventos e a produtora Revoada. Vale destacar que a exposição é uma das propostas selecionadas no edital 03/2019, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, que, devido à pandemia de covid-19, foi realizada somente na versão virtual, ainda disponível no site da Pinacoteca.
Fonte: Agência Brasil
Comentários (0)
Comentários do Facebook