Sábado será dia de multivacinação em Viçosa

Dia D da campanha terá todas as unidades de saúde abertas para a população atualizar o cartão de vacinas

Sábado será dia de multivacinação em Viçosa

O Setor de Atenção Primária em Imunizações, da Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Viçosa, através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), vai realizar, nesse sábado, 16, o Dia D de Multivacinação. Todas as UBS’s do município estarão abertas para a vacinação das 8 às 16 horas.

A Campanha Nacional de Multivacinação tem como meta atualizar a Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a multivacinação tem como objetivos dar acesso a todas as pessoas às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente; atualizar a situação vacinal; aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade; diminuir a incidência e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

O MS ressalta que manter a caderneta de vacinação das crianças e dos adolescentes em dia é um desafio e uma questão de saúde pública, visto que doenças como o sarampo, a meningite e a caxumba afetam a saúde desses grupos etários, que também são importantes transmissores dessas doenças.

Diante disso, é de suma importância que todos os esforços sejam feitos para vacinar contra o sarampo as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, não vacinados ou com esquemas incompletos. Desta forma, destaca-se a necessidade de vacinar
o maior número possível de crianças e adolescentes durante o período da campanha.

Considerando a situação da Covid-19, estão sendo adotadas todas as medidas de proteção para diminuir o risco de contágio da doença tanto entre os trabalhadores da saúde quanto na população. Por esse motivo é de suma importância que os usuários procurem as Unidades de
Saúde do seu bairro para que não haja concentração de pessoas em um local apenas, como é o caso da Sala de Vacinas, do centro.

O Setor de Atenção Primária em Imunizações reforça que essa unidade central é para atender a população cadastrada na Estratégia de Saúde da Família do centro, antiga policlínica.