Realizada a Semana Viçosense da Pessoa com Deficiência

Realizada a Semana Viçosense da Pessoa com Deficiência

A Semana Viçosense da Pessoa com Deficiência, realizada de 28 de novembro a 3 de dezembro no salão de reuniões da Câmara Municipal teve um resultado “altamente positivo”, na avaliação do ativista social José Geraldo de Souza Castro, presidente do Lions Clube de Viçosa, entidade promotora do evento, por meio da Comissão de Acessibilidade do clube de serviço.
Para Zé do Pedal, a Semana foi uma oportunidade ímpar para mostrar que o debate é o caminho certo a seguir para sensibilizar a sociedade sobre a realidade da pessoa com deficiência, buscando propostas, dando ideias e tomando atitudes que permitam começar a construir novos caminhos.
Durante o evento foram discutidos temas relevantes para a Pessoa com Deficiência, como: A Inclusão da Pessoa Com Deficiência no Mercado de Trabalho: Projeto Vencer: O Esporte Como Fator de Inclusão; Desmistificando Mitos e Preconceitos a Respeito do Surdo e da Língua Brasileira de Sinais (Libras); Conselho Municipal: Perspectivas e Desafios; Inclusão da Pessoa com deficiência na rede convencional de ensino; e, como os animais podem beneficiar e auxiliar as pessoas com deficiência, apresentados por profissionais preparados e credenciados para abordarem os temas, como psicóloga Eliane Pereira Messias; o estagiário Alexandre Jayme Lopes Dantas Costa e Prof. Adailson Abranches Monteiro, chefe do Departamento de Esportes e Lazer da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes; Fúlvia Ventura Leandro, pedagoga; Israel Rosa da Silva, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Iracema Aparecida da Silva e Lilia Lelis Leal, profissionais da Apae; Andrês Sales Coelho, médico veterinário e treinador de animais e a estagiária Aline Teixeira de Oliveira.
O encerramento da promoção foi marcado pela Caminhada pela Acessibilidade, no calçadão da Rua Arthur Bernardes, que contou com membros da Apae, da Apone e do Lions Clube. Ainda durante a semana, Zé do Pedal ministrou palestra “Barreiras Arquitetônicas ou Barreiras Atitudinais” para estudantes da Universidade Federal de Viçosa. Compareceram à cerimônia de abertura o secretário municipal de Governo, Luciano Piovesan Leme; a secretária municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes Cíntia Fontes Ferraz, representando o prefeito municipal Ângelo Chequer; a presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Marilânge Pinto Coelho; o chefe do Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico da Secretária Municipal de Cultura, José Mário da Silva Rangel e a vereadora eleita Brenda da Silva Santunioni.
De acordo com dados do Censo 2010, em Viçosa, 13.201 (18.5% da população) pessoas sofrem algum tipo de deficiência, sem contar aquelas pessoas que temporária ou permanentemente tem limitada sua capacidade de relacionar-se com o meio e de utilizá-lo. idosos, gestantes, mães com crianças no colo ou em carrinhos de bebês. Números que merecem ser levados em consideração na elaboração de uma política pública eficiente a favor da pessoa com deficiência visando abolir a falta de acessibilidade em nosso município.
Zé do Pedal lamentou a falta de participação dos vereadores (todos) da atual legislatura no evento, haja vista que são eles, os vereadores, responsáveis pela criação de leis e fiscalização do fiel cumprimento da legislação. Nem mesmo os representantes da Comissão de Direitos Humanos participaram, sequer um minuto, das palestras e debates.