Reajuste salarial para professores da educação básica é pauta na ALMG

Na última terça-feira (08), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foi palco de uma audiência pública para debater reajustes salariais e reestruturação de carreiras magisteriais da educação básica estadual.
O encontro, requerido pela presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia Beatriz Cerqueira (PT), marcou o lançamento da Campanha Salarial de 2025 dos professores estaduais. A audiência foi realizada justamente no Dia Estadual de Luta pela Educação e mobilizou boa parte da categoria, que fez um ato público promovido pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE-MG), na Praça Raul Soares, no centro de Belo Horizonte. Foi, também, um dia de paralisação das atividades.
Segundo o gabinete da deputada Beatriz Cerqueira, a principal reivindicação é o pagamento do piso nacional da educação básica, reajustado pelo governo federal, para o ano de 2025, em 6,27%, valor acima da inflação. O aumento proposto pelo governador Romeu Zema é inferior, de 5,26%, conforme prevê o Projeto de Lei (PL) 3.503/25, recebido na quarta-feira (2), no Plenário da ALMG.
Além do reajuste salarial, estão na pauta de reivindicações o pagamento da dívida do Piso Salarial Profissional Nacional, adicional de insalubridade para auxiliares de serviços, fim do desconto do Ipsemg de 14% para aposentados até o teto do INSS, nomeação de concursados e realização de novo concurso público.
Comentários (0)
Comentários do Facebook