Racionamento de água começa mais cedo este ano
O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) está anunciando para a próxima terça-feira, 17/05, a volta do racionamento de água tratada servida à população de Viçosa para uso residencial e outros. Segundo nota divulgada pela autarquia, a medida está sendo tomada em resposta à queda do volume de água na lagoa de captação do sistema de tratamento, provocada pela ausência de chuvas, a exemplo do que ocorreu nos últimos dos anos.
O racionamento programado de água aos usuários do sistema do Saae em Viçosa foi utilizado pela primeira vez em 2014, motivado pela longa estiagem que atingiu a Zona da Mata de minas a partir do mês de novembro do ano anterior. O início do da medida foi decretado pelo prefeito Ângelo Chequer em 9 de outubro de 2014, como resultado de um estado de alerta devido à crise no sistema, que perdurava desde o mês de fevereiro daquele ano. Inicialmente, os moradores passaram a não receber água por 12 horas em um dia da semana. Mas as previsões de que as chuvas voltariam no final do outono não se concretizaram e o sistema de abastecimento chegou à situação de colapso, levando o Saae ao recurso extremo: a captação do volume morto da lagoa onde é captada a água para tratamento. Em outubro de 2014, com a continuidade da estiagem, o Saae elevou para 24 horas/dia, em dois dias da semana, a interrupção no fornecimento de água aos usuários. A determinação foi publicada em decreto municipal que também proibia o uso da água tratada para lavagem de veículos nos postos de combustíveis, lava-jatos, áreas residenciais, calçadas e outros usos que não privilegiassem o consumo humano, com o objetivo de evitar desperdícios que pudessem levar ao colapso total do sistema.
Nos últimos meses, devido às chuvas da primavera e verão, o Saae passou a minimizar o corte programado no abastecimento, suspendendo a medida em pelo menos um dia da semana, de forma camuflada para não fazer alarde e, com isso, evitar possíveis abusos no consumo.
Entretanto, com a previsão de pouco chuva nesse início de outono, a autarquia decidiu antecipar medidas para o enfrentar uma possível estiagem prolongada sem causar maiores prejuízos à população usuária de água tratada.
Tabela de Racionamento
A Secretaria de Gabinete da Prefeitura informou, às 17h40 desta sexta-feira-13, que o decreto com as medidas de racionamento que está em vigo desde o ano passado, será prorrogado. O executivo deverá dar uma entrevisto coletiva na segunda-feira, 16, para dar maiores esclarecimentos à população, sobre as causas que levaram à anunciada continuidade das medidas de racionamento em vigor.
Comentários (0)
Comentários do Facebook