Projeto da UFV promove acompanhamento de pessoas com risco de diabetes
Inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico ou por telefone

Um projeto da UFV (Universidade Federal de Viçosa), vinculado ao departamento de nutrição e saúde (DNS) e em parceria com o Ministério da Saúde, oferece acompanhamento para pessoas com pré-diabetes. O objetivo central é acompanhar os participantes em risco para prevenir o diagnóstico definitivo de diabetes mellitus tipo 2, o mais prejudicial à saúde.
Os interessados em participar devem ter o diagnóstico médico para comprovação, idade superior a 18 anos e pré-requisitos relacionados ao Índice de Massa Corporal e glicemia. Outro requisito é que os pacientes não devem ter recebido acompanhamento nutricional/atividade física individualizado nos últimos seis meses. Os participantes serão monitorados durante três anos por nutricionistas do projeto.
As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, disponível após acesso ao link redcap.bp.org.br/surveys. Para mais informações, entrar em contato com as nutricionistas Grasiely Fernandes (31 98522-2240), Olivia Coelho (33 99825-9605) ou Rita Soares (rita.soares@ufv.br).
Durante o acompanhamento, serão realizadas orientações para mudanças do estilo de vida e prescritos dois tipos de dietas para prevenir o diabetes, com acompanhamento nutricional individualizado e realização de exames bioquímicos, sem custos.
Intitulado de “Efetividade do Programa de Prevenção de Diabetes na incidência de Diabetes Mellitus tipo 2 em indivíduos brasileiros: Ensaio Clínico Randomizado (estudo Proven-dia)”, o projeto é desenvolvido em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Hospital Beneficência Portuguesa. A UFV é um dos 30 centros de pesquisa do país envolvidos no projeto, que terá 1.590 participantes.
Comentários (0)
Comentários do Facebook