Programa Nós na Rede em Viçosa promoveu mais um encontro
Profissionais de saúde mental de Viçosa são capacitados pelo projeto "Nós na Rede" (Fiocruz/MS) com foco no fortalecimento da RAPS e no cuidado em liberdade
O penúltimo encontro presencial do projeto "Nós na Rede" para a microrregião de Viçosa aconteceu na última terça-feira, 9, no Salão Nobre Professor Arduino Bolivar do Centro Administrativo Prefeito Antônio Chequer (Prefeitura).
O Projeto Nós na Rede é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Brasília), que visa fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) por meio da educação permanente de profissionais de saúde. Com foco na atenção integral às pessoas em sofrimento mental e no cuidado em liberdade, o projeto busca qualificar a atuação dos trabalhadores da RAPS, promovendo práticas alinhadas aos princípios do cuidado em liberdade e da redução de danos.
O projeto tem como objetivo principal oferecer um curso de atualização para profissionais de nível médio, técnico e graduados, com carga horária de 120 horas e modelagem híbrida (presencial e a distância). A proposta é formar os profissionais para atuar de forma mais efetiva no cuidado às pessoas em sofrimento mental, com ênfase em dois eixos principais: Acolhimento e cuidado às pessoas com sofrimento psíquico e em conflito com a lei; Atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas.
A facilitadora do curso no Município, Arlete Maurílio, informou que este ciclo termina no final de fevereiro e, em março, terá início um outro curso, também com 120 horas, com novos integrantes de Viçosa e microrregião.
Fonte: PMV



Comentários (0)
Comentários do Facebook