Programa Mais Professores dá desconto em hospedagens

Reservas deverão ser feitas até 31 de dezembro

Programa Mais Professores dá desconto em hospedagens
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os ministérios da Educação (MEC), do Turismo (MTur) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) formalizaram, nesta segunda-feira (3), parceria para oferecer descontos de 15% a professores da rede pública de educação básica em hotéis de diversas partes do país.

A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de valorização e qualificação do magistério da educação básica, bem como de incentivo à docência no país.

O benefício estará disponível de 1º de março até 31 de março de 2026. As reservas deverão ser feitas até 31 de dezembro de 2025.

O desconto de 15% é válido no valor total das tarifas vendidas por meio de site eletrônico ou central de reservas da rede hoteleira associada à ABIH Nacional que aderir à ação anunciada nesta segunda-feira. São cerca de 40 mil hotéis. O desconto é válido, inclusive, em feriados e datas de grandes eventos, sujeitos à disponibilidade de hospedagem. E durante a alta temporada, os descontos serão realizados em cima dos valores cobrados no período.

Para o desconto ser aplicado, ao fazer a reserva, o professor deve apresentar um comprovante de atuação profissional, como a carteira de identificação funcional ou o cabeçalho do contracheque.

Programa MaisProfessores

Professores da rede pública de ensino receberão uma bolsa mensal de R$ 2,1 mil através do Programa Mais Professores. O programa visa estimular a permanência dos profissionais no magistério e pretende incentivar futuros profissionais a ingressar no ensino público.

Chamada de “Bolsa Mais Professores”, o apoio financeiro será oferecido em regiões com maior carência de professores e será um adicional ao salário do magistério, que é pago pela rede a qual o profissional é vinculado. Além da bolsa, o participante cursará uma pós-graduação lato sensu com foco na aprendizagem educacional. As inscrições estarão abertas no segundo semestre de 2025, quando as escolas já terão aderido oficialmente ao programa. O edital de abertura será divulgado nos próximos dias.

Também houve incentivo para futuros profissionais da educação. Através do “Pé de Meia Licenciaturas”, serão destinados R$ 1.050 para estudantes que ingressarem em cursos de licenciatura através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A medida começará a valer já em 2025 para 12 mil vagas, com a 1ª parcela a ser paga em abril.

Outra medida anunciada é a Prova Nacional Docente (PND), criada para melhorar a qualidade da formação, estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento do número de professores nas redes públicas de ensino. A PND será realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a mesma autarquia que realiza o Enem. 

Estados e municípios poderão utilizar a PND em seus processos de seleção de professores, substituindo concursos públicos. Docentes interessados se inscrevem diretamente no Inep. A primeira PND tem previsão de ser aplicada em novembro.