Prefeitura repassa orientações das doses de reforço do imunizante da Janssen

Gestantes e puérperas poderão receber doses de reforço da Pfizer

Prefeitura repassa orientações das doses de reforço do imunizante da Janssen

A administração de dose de reforço (segunda dose) da vacina da Janssen em pessoas com mais de 18 anos, com exceção das gestantes e puérperas, em Viçosa, foi esquematizada pelo Setor de Atenção Primária em Imunizações, da Secretaria Municipal de Saúde.  A aplicadação nos adultos será feita após a chegada do lote de vacinas da Janssen no município, conforme determina o PNI - Programa Nacional de Imunizações.

O Ministério da Saúde, por meio da Nota Técnica Nº 61/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS, esclareceu que a dose de reforço para “as pessoas que tomaram o imunizante Janssen deve ser feito de forma homóloga, ou seja, uma segunda aplicação com o mesmo imunizante Janssen no intervalo mínimo de 2 meses, podendo este intervalo ser de até seis meses, cuja estratégia pontual dependerá do cenário epidemiológico local e adjacências e condições específicas da população que recebeu o imunizante da Janssen previamente”.

GESTANTES E PUÉRPERAS

Conforme as orientações, as mulheres que receberam o imunizante da Janssen e que, agora, estejam grávidas ou puérperas, deverão receber a dose de reforço com o imunizante da Pfizer (vacinação heteróloga). As mulheres que se encontram nestas condições já podem procurar o ponto de vacinação, em dia de aplicação de dose de reforço.

Será necessário apresentar: cartão do SUS atualizado em Viçosa; CPF; cartão de vacina Covid; e documento que comprove a gravidez (para gestantes); ou cartão de vacina da criança (para puérperas).