Prefeitura quer se aproximar do ecossistema de inovação de Viçosa

Prefeitura quer se aproximar do ecossistema de inovação de Viçosa
Divulgação/PMV

Foi realizada, na última quarta-feira (05), a reunião mensal do ViçosaTec, o ecossistema de inovação viçosense. O primeiro encontro de 2025 foi marcado pela presença de 50 empresários e representantes da Prefeitura, como o prefeito Ângelo Chequer e o vice-prefeito Sérgio Lopes.

Segundo a atual gestão municipal, a sua participação tem o objetivo de se aproximar cada vez mais ao setor de empreendedorismo e inovação de Viçosa, o que garantiria estratégias para impulsionar empregos na região.

Chamado de Café da Governança, o evento reúne empresários e gestores de entidades do setor de empreendedorismo e inovação que fazem parte do ViçosaTec com o objetivo de discutir desafios, compartilhar boas práticas e alinhar iniciativas estratégicas. 

O ecossistema de Tecnologia e Inovação de Viçosa (ViçosaTec) é um ambiente colaborativo que atualmente conta com mais de 100 empresas e gera mais de 1.500 empregos, movimentando anualmente cerca de R$ 150 milhões.

Parceria entre setor público e privado

Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Inovação tem tido diversos encontros com representantes do ecossistema de inovação viçosense, bem como com empresários e presidentes de startups e iniciativas privadas.

A ideia é que haja uma parceria entre o setor público e o privado, algo que, segundo o secretário da pasta, Ramon Fernandes, é essencial para tornar Viçosa uma cidade cada vez mais preparada para desafios do futuro.