Prefeitura confirma pagamento de reajuste a agentes de saúde e endemias
Após 6 meses com valores defasados, profissionais terão o direito constitucional cumprido
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE) da Prefeitura de Viçosa terão os reajustes salariais garantidos. O Prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD), assinou ontem o documento que garante o pagamento do piso para os profissionais.
Desde janeiro, a PMV vem arrastando o pagamento do reajuste do piso, previsto em Lei Federal 13.708/2018. O valor base pago era de R$1.400,00, enquanto a legislação determinava a mudança do piso para R$ 1.550,00. O executivo se comprometeu a pagar o valor retroativo, correspondente aos meses em que ficou sem atualizar o salário.
Maria Prisca é agente comunitária de saúde há 12 anos, na Unidade de Saúde do bairro Bom Jesus. Ela esteve na assinatura do documento, no gabinete do prefeito, e disse estar aliviada com a notícia: “a gestão pecou em enrolar esse tempo todo. Municípios vizinhos já estavam regularizados há muito tempo”. Ela conta que foram meses de desgaste e cobranças ao executivo para cobrar o pagamento.
Em março, o Sindicato dos Funcionários da Prefeitura de Viçosa (Sinfup) chegou a entrar com um mandado de segurança coletivo na 1ª Vara Cívil, cobrando a garantia do piso salarial para os ACS e ACE.
Comentários (0)
Comentários do Facebook