Prefeito insiste na recontagem populacional em Viçosa
O prefeito Ângelo Chequer encaminhou mais um ofício ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) solicitando a recontagem da população de Viçosa com o propósito de incluir no senso os cerca de 20 mil estudantes da UFV (Universidade Federal). Ângelo volta a justificar o seu pedido por entender que a cidade perde com o repasse do Fundo de Participação Municipal, calculado com base em uma população de cerca de 78 mil habitantes, dinheiro necessário para investimentos em obras, limpeza pública e saúde.
O pleito é antigo e vem sendo demandado pelo prefeito desde dezembro de 2014, quando ele esteve em Belo Horizonte, na sede estadual do IBGE, para buscar informações sobre os critérios usados nos censos e estimativas populacionais e tirar dúvidas sobre o enquadramento da população flutuante nos dados.
À época Ângelo foi recebido pela tecnologista em Informação Geográfica, Luciene Longo, que explicou sobre os critérios que classificam uma pessoa como morador local ou flutuante. Ela disse que os estudantes que voltam para casa pelo menos uma vez ao ano não são contabilizados como morador local. Não satisfeito, Ângelo iniciou um movimento com os prefeitos de todas as cidades que possuem instituições universitárias, em Minas Gerais, para articular a mudança nos critérios de contagem do IBGE e agora ele volta a falar do assunto.
Comentários (0)
Comentários do Facebook