Pracinha do Silvestre já tem academia ao ar livre

Pracinha do Silvestre já tem academia ao ar livre

Uma das Academias ao Ar Livre programadas para serem instaladas em alguns bairros da cidade já está funcionando no Distrito de Silvestre.
O empreendimento somente foi concretizado graças ao empenho do vereador Sávio José (PT) que conseguiu com o deputado estadual, Rogério Correia (PT), a liberação de recursos através de emenda parlamentar.
Os equipamentos foram instalados na Praça Ricardo Alves da Silva, na última terça-feira, 24, e já estão sendo utilizados pelos moradores durante suas atividades físicas.
A academia foi adquirida em 2016 com repasse financeiro da Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais.
A Prefeitura de Viçosa é parceira no convênio, desde a preparação do local até a gestão do uso e manutenção dos equipamentos. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos providenciará, nos próximos dias, a recuperação do calçamento e iluminação da praça para garantir conforto e segurança aos usuários.
Para a coordenadora do Programa Saúde da Família (PSF) do distrito, Layza Said Bernardes, a academia é um incentivo a mais para a prática de atividade física que já vem sendo estimulada pela equipe da unidade junto aos moradores. “Temos um grupo de caminhada bem ativo que conta com mais de 50 participantes, com idade entre 30 e 80 anos. Eles estão empolgados com a novidade e nós vamos inserir a academia em nossas atividades com eles”, contou a enfermeira chefe.

No Cidade Nova
A PMV também informou que a obra de construção da Academia de Saúde iniciada no Bairro Cidade Nova, ao lado do posto do Programa Saúde da Família, será retomada.
Segundo o engenheiro da Secretaria Municipal de Obras, Diogo Barroso, os trabalhos foram interrompidos pela falta de recursos financeiros provenientes do Governo Federal, mas essa situação já foi contornada e a verba já se encontrada em conta bancária da Prefeitura. A obra, orçada em 77 mil reais, será reiniciada com previsão de término para o próximo mês de março. Os trabalhos estão a cargo da Construtora Conquista Lar, de Belo Horizonte.
O objetivo do espaço é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, além de contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população. Com amplo espaço, a academia possuirá uma sala de vivência, uma sala de orientação, um depósito, um banheiro feminino e um masculino, ambos adaptados a pessoas deficientes.