PMV promove ações de combate à dengue, zika e chikungunya
Saúde de Viçosa realiza Levantamento de Índice Rápido (LIRAa) entre 19 e 23 de janeiro. Agentes fiscalizam lotes vagos e atendem denúncias de focos de mosquito
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Viçosa informou que segue intensificando as ações de prevenção e controle das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde. As medidas incluem visitas domiciliares, atuação em pontos estratégicos — como cemitérios, borracharias, recicladoras e outros locais com maior risco de criadouros — além do atendimento a denúncias feitas pela população.
De acordo com a Secretaria, durante as visitas aos bairros, os Agentes de Combate a Endemias também identificam terrenos baldios e lotes com mato alto ou acúmulo de materiais inservíveis. As informações são encaminhadas ao Departamento de Fiscalização para que os proprietários sejam notificados a realizar a limpeza dos imóveis.
Entre os dias 19 e 23 de janeiro, os agentes realizam o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), ferramenta utilizada para identificar áreas com maior risco de infestação e orientar as ações de controle do mosquito transmissor das doenças.
A diretora da Vigilância em Saúde, Lilian Sousa, reforçou a importância da colaboração da população, destacando a necessidade de receber os agentes e adotar cuidados para evitar água parada em residências e quintais. Segundo ela, o mosquito se prolifera principalmente em locais com acúmulo de água.
Em caso de denúncia sobre possíveis focos do Aedes aegypti, a população pode entrar em contato com a Ouvidoria do SUS pelo telefone (31) 2170-0409 ou pelo WhatsApp (31) 97173-8889.



Comentários (0)
Comentários do Facebook