Parque do Cristo: Plano de Manejo ainda indefinido  

Parque do Cristo: Plano de Manejo ainda indefinido  

A Prefeitura de Viçosa contratou, em novembro de 2019, a empresa Evolua Ambiental Engenharia e Consultoria Ltda, de Curitiba, ao preço de R$ 39 mil, para a elaboração do Plano de Manejo do Parque do Cristo, área preservada de recursos naturais situada atrás do Centro Administrativo Prefeito Antônio Chequer, antigo Colégio de Viçosa.
O Plano de Manejo é um documento técnico que estabelece o zoneamento das unidades de conservação e as normas que devem disciplinar o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.
Apesar do contrato ter sido assinado há sete meses, a ordem para a execução do serviço somente foi dada no último dia 1º de junho e o compromisso da empresa com o Município de Viçosa é de que os trabalhos sejam concluídos em até 120 dias. A julgar pelo andar da carruagem, somente em dezembro próximo é que haverá novidade nesse processo de revitalização do Parque do Cristo, em Viçosa, que hoje encontra-se totalmente abandonado.

Conselho
Consultivo - Conselho Consultivo é um órgão colegiado, de caráter aconselhador, que subsidia as ações de implantação e gestão de uma Unidade de Conservação e todo o seu entorno. O mandato dos conselheiros, normalmente, é de dois anos, sendo uma atividade não remunerada e considerada de relevante interesse público.
Para poder começar a operacionalizar as atividades do Parque do Cristo de Viçosa, em solenidade acontecida, no último dia 25 de junho, no Centro Administrativo Prefeito Antônio Chequer, o vice-prefeito de Viçosa, Arnaldo Dias de Andrade (PSB), deu posse aos novos membros do Conselho Consultivo daquela entidade ambiental. A iniciativa foi para atender as exigências da Lei 2.378/14, de autoria do vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão-Avante), que delibera sobre a criação do conselho e define a sua composição.
O Conselho do Parque do Cristo é paritário, composto por nove membros titulares e nove suplentes, representantes do setor público e da sociedade civil. Em sua composição, o poder público é representado pela Câmara Municipal, Polícia Militar Ambiental, Secretaria Municipal de Cultura, Diretoria de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Floretas e Universidade Federal de Viçosa. Por sua vez, a sociedade civil é representada por dois moradores do entorno do Parque, duas pessoas ligadas à direção do Colégio Equipe e por dois membros da Associação de Moradores do Bairro Bom Jesus.
Os conselheiros titulares empossados são: Gilberto de Castro Silva (IEF), Geraldo Luís Andrade (Câmara Municipal), José Mário Rangel (Secretaria Municipal da Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes), Vandelei Altoé (Colégio Equipe), Isa Maria Dias Bastos Peixoto (Diretoria de Meio Ambiente), Angeline Martini (Universidade Federal de Viçosa), Marco Antônio da Silva (Associação de Moradores do Bairro Bom Jesus), José Afonso Fialho Abranches (Polícia Militar de Meio Ambiente) e Neir Gomes Duarte Filho (Morador no Entorno da Unidade de Conservação).
A primeira reunião dos novos conselheiros está marcada para próxima quarta-feira, 8 de julho, às 14 horas, no Salão Nobre do Centro Administrativo Prefeito Antônio Chequer.

O Parque - O Parque do Cristo Redentor foi criado em 2001, através da Lei 1.450 e oito anos depois, através da Lei 1.960/09, foi transformado em Unidade de Conservação. A criação e a composição do seu Conselho Consultivo aconteceram em 2014 com a aprovação da Lei 2.378. Já em 2018, através da Lei 1.371, foram acrescentados mecanismos de financiamento para a sua arborização e recuperação de áreas degradadas.
O Parque do Cristo de Viçosa possui área de 10,14 hectares e deveria cumprir a função de proteger a flora, a fauna e demais recursos naturais, com objetivos educacionais, científicos e recreativos, assegurando as condições de bem-estar ao público.
Desde a sua criação, há 19 anos, o espaço não cumpre o seu papel e o que é visto, no passar dos anos, é a degradação de algumas poucas benfeitorias que foram feitas no entorno do monumento do Cristo Redentor.