Operação combate incêndio no Parque da Serra do Brigadeiro

UFV e municípios da região abasteceram aeronaves com água para ajudar a controlar as chamas

Operação combate incêndio no Parque da Serra do Brigadeiro

As primeiras aeronaves pousaram no aeroporto de Viçosa ainda de madrugada, enquanto os caminhões-pipa já aguardavam na pista. Os veículos vieram de São Miguel do Anta, Canaã e o Corpo de Bombeiros da Universidade Federal de Viçosa com a missão de abastecer com água dois aviões do Instituto Estadual de Florestas (IEF) empenhados no controle do incêndio no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.

O fogo atingia uma área do parque localizada no município de Pedra Bonita. A defesa civil de Viçosa foi acionada para coordenar as ações logísticas de reabastecimento, na base de apoio montada no aeroporto viçosense ao longo de todo o último sábado, 10. Somente na parte da manhã, foram 6 decolagens para transportar mais de 18 mil litros de água até o local do incêndio: “os trabalhos precisaram começar cedo para aproveitar as temperaturas mais amenas”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Viçosa, Cristimar do Vale Castro.

Até esta quarta-feira, a administração do parque ainda fazia um balanço da área total comprometida e dos focos restantes. O parque estadual possui uma área de conservação de 14.984 hectares e abrange, no total, oito municípios: Araponga, da microrregião de Viçosa; Divino, Fervedouro e Pedra Bonita, da microrregião de Carangola; Miradouro e Muriaé, da microrregião de Muriaé; Ervália, da microrregião de Ubá; e Sericita, na microrregião de Ponte Nova.

A gerente do parque, Rose Belcavelo, conversou com o Folha da Mata no começo da semana e agradeceu o empenho das equipes na operação: "toda ajuda em uma época dessas é bem-vinda. Graças e Deus temos boas parcerias".

whatsapp-image-2021-09-15-at-163201

Aeronave era abastecida com água no aeroporto de Viçosa, para lançar sobre as chamas no Parque.

VIÇOSA

Outro foco de incêndio atingiu nesta semana uma área de 5 hectares, nos Bairros Santo Antônio e Belvedere, em Viçosa. As chamas se espalharam pela vegetação seca, na parte alta dos bairros, chegando a ameaçar a estrutura da escola estadual Raul de Leoni.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi acionado para o combate às chamas. A unidade do Corpo de Bombeiros da Universidade Federal de Viçosa também participou da operação, atuando principalmente nas proximidades da escola.

whatsapp-image-2021-09-15-at-1139251Bombeiros militares e da UFV trabalharam muito para debelar um incêndio no Bairro Santo Antônio na manhã de quarta-feira, 15.