Núcleo Ferroviário de Minas Gerais assina acordo com universidade do Reino Unido

Professor da UFV coordena o núcleo criado pelo Governo de Minas

Núcleo Ferroviário de Minas Gerais assina acordo com universidade do Reino Unido

A UFV foi uma das instituições que participaram, na tarde da última terça-feira (23), da assinatura de um Memorando de Entendimentos (MOU) entre o Núcleo de Desenvolvimento Ferroviário (NDF) de Minas Gerais e o Birmingham Centre of Railway Research and Education (BCRRE), da Universidade de Birmingham, no Reino Unido. A assinatura aconteceu na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), em Belo Horizonte. O objetivo do documento é criar condições para promover a modernização e a atualização permanente da tecnologia e do conhecimento do setor ferroviário no estado.

A cerimônia reuniu as instituições parceiras no projeto: Fapemig, as secretarias estaduais de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), as universidades federais de Viçosa e de São João del-Rei e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Pela UFV, participou do encontro o professor Júlio César Costa Campos (Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica), coordenador do NDF.

O NDF

O NDF tem como missão contribuir para desenvolver e modernizar o transporte ferroviário de Minas Gerais, com formação, treinamento de pessoal, pesquisas e desenvolvimento para geração e transferência de novas tecnologias. Em sua fala,  durante a assinatura do memorando, Júlio Cesar Costa Campos, coordenador do NDF e professor da Universidade Federal de Viçosa, apresentou o Núcleo e falou sobre perspectivas com a assinatura do MOU.

Campos relembrou a criação do NDF, em 2021, com inicialmente três universidades parceiras. Hoje, o NDF é composto por 13 instituições, que desenvolvem projetos sobre aspectos diversos, desde o uso de rejeito de mineração em camadas de pavimento ferroviário e climatização de vagões até a análise espacial e do desenvolvimento do transporte ferroviário em Minas Gerais.

Para ele, um dos destaques da parceria firmada com a Universidade de Birmingham é a possibilidade de capacitação de pesquisadores para desenvolverem estudos sobre o setor metro ferroviário. “Hoje, no Estado, possuímos apenas um curso de Engenharia Ferroviária. Esse acordo abre caminho para pensarmos em novos cursos de graduação e pós-graduação”.

PARA LEMBRAR

Essa história começa em 2021 com o Movimento de Preservação Ferroviária de Minas Gerais, culminando num articulação dos ferroviaristas da Zona da Mata, Jershon Ayres de Morais e André Louis Tenuta Azevedo, com o atual Presidente da FAPEMIG, Prof. Paulo Beirão, e o então Deputado Estadual João Leite, Presidente da Comissão Parlamentar Pró-Ferrovias Mineiras. A partir daí, o então Secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Sr. Fernando Marcato, sensibilizado com a proposta de se construir um Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário em Minas Gerais, se reuniu com o Reitor da Universidade Federal de Viçosa, Professor Demetrius Silva, e, juntos, criaram o NDF de Minas Gerais.  

Com a indicação da Superintendente de Transportes Ferroviários do Estado de Minas Gerais (SUFER), Sra. Vânia Silveira de Pádua Cardoso, para atuar junto à estruturação da rede e com a nomeação do Professor Júlio Campos, do Departamento de Engenharia Mecânica, da UFV, para a coordenação do NDF, culminou nos projetos de Lei da Comissão Parlamentar Pró Ferrovias Mineiras, com emendas dos Deputados João Leite e Roberto Andrade, na ordem de R$ 1,35 milhão de reais, para emendas orçamentárias na LDO e LOA, o que possibilitou a criação do NDF-MG, com sede em Viçosa.

Imediatamente, o Professor Júlio Campos tratou de convidar outras duas instituições mineiras para que fossem participantes do projeto, o que foi aceito de imediato. O NDF-MG passa a ser composto pela Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de São João Del Rey e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (Campus de Santos Dumont).

José Ramos, Diretor Financeiro do CTSM; Prof. Roberto Willians, Athenas Projetos; Henrique Carou, GPAA; Achila Fellow, Universidade de Birminghan; Vânia Silveira, Superintendente de Ferrovias de MG; Leonardo Dias, BTEC; Jershon Morais, Presidente CTSM; Sergio Vitarelli, Vice-Presidente CTSM

Instituições que compõem o NDF hoje:

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Cefet-MG

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - IF Sudeste MG

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai

Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Universidade do Estado de Minas Gerais - Uemg

Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Universidade Federal de Ouro Preto - Ufop

Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Universidade Federal de Viçosa - UFV

Com informações da UFV e Fapemig

 


Siga o jornal Folha da Mata nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp | Envie sua sugestão de matéria

Notícias de Viçosa - Viçosa MG - UFV - Folha da Mata - Folha da Mata Impresso - PDF Folha da Mata - Viçosa Notícias - Viçosa TV - News Viçosa - Saber Viçosa - Urgente Viçosa - Primeiro Viçosa - Viçosa Lespa - Araponga - São Miguel do Anta - Canaã - Coimbra - Ervália - Cajuri - Teixeiras - Paula Cândido - São Geraldo - Pedra do Anta - Porto Firme - Guaraciaba - Piranga - Lamim - Dores do Turvo - Ponte Nova - Visconde do Rio Branco