Núcleo de Inovação Tecnológica da UFV comemora 25 anos de atividades

Subsecretário de Inovação, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Lucas Mendes, esteve presente em evento de homenagem aos idealizadores e profissionais do NIT-UFV

Núcleo de Inovação Tecnológica da UFV comemora 25 anos de atividades
Divulgação/UFV

O Núcleo de Inovação Tecnológica da UFV (NIT-UFV) celebrou seus 25 anos de atividades em evento realizado na última quinta-feira (21) no departamento de agronomia da instituição. O encontro reuniu representantes do Estado, como o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Lucas Mendes, e do próprio NIT, como a atual presidente, Andréa de Oliveira Barros Ribon. O evento teve o objetivo de agradecer e reconhecer os colaboradores do Núcleo, que é uma das principais peças inovadoras da UFV.

Segundo Andréa, o NIT tem o objetivo de fortalecer o pilar da transferência de tecnologia e fazer com que as soluções geradas e desenvolvidas pela Universidade cheguem ao mercado para beneficiar a sociedade em geral, algo que o Núcleo foca atualmente. Por isso, Lucas destacou os investimentos de mais de R$ 1 bilhão no setor de inovação no Estado que, inclusive, parte foi destinada às organizações inovadoras, como o Núcleo da UFV. 

Já o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, reforçou a função estratégica do NIT de ser um elo entre o público e o privado. Comentou que é um equívoco achar que esta interação afasta o caráter público e diminui a qualidade do trabalho da Universidade. Ele enfatizou a necessidade de fortalecimento do Núcleo de Inovação Tecnológica, cuja função vai muito além da proteção das propriedades intelectuais, tendo que passar pelo foco da transferência de tecnologia.

Ainda durante a cerimônia foram homenageados pelo NIT, com placas e certificados, inventores docentes, técnicos, estudantes e unidades acadêmicas que se destacaram, entre 2019 e 2023 nas categorias Proteção da Propriedade Intelectual (PI); Transferência de Conhecimento e Tecnologia, e Difusão da Cultura de Proteção e Inovação. Também receberam homenagem ex-gestores do Núcleo, alguns deles quando o NIT era conhecido ainda como CPPI. Dentre eles, os professores Rodrigo Gava, Maria Catarina Megumi Kasuya e Leandro Grassi de Freitas.

Em mesa de honra do evento, estavam presentes o reitor da UFV Demetrius David da Silva, a vice-reitora Rejane Nascentes, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Narciso Carvalho Guedes, o subsecretário do Estado, a assessora técnica de Ciência e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Cynthia Barbosa, o procurador-chefe da Procuradoria Federal junto à UFV, Marcelo de Castro Silva, a diretoria executiva do TecnoPARQ, Adriana de Faria e a presidente do NIT-UFV.

Fonte: UFV