Governo Federal implanta novo sistema CadÚnico

Com isso, o atendimento referente ao sistema será realizado em horários distintos.

Governo Federal implanta novo sistema CadÚnico
Divulgação/Governo Federal

O Sistema de Cadastro Único (CadÚnico) passará por mudanças. A reforma, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) pretende trazer mais segurança, eficiência no combate às fraudes, maior integração com outras bases de dados do Governo Federal, agilidade e otimização dos processos de atualização cadastral e no atendimento ao cidadão.

A mudança não exige qualquer atualização ou ação por parte das famílias já inscritas, que continuarão tendo acesso normal aos benefícios. O evento de lançamento do sistema ocorreu nesta terça-feira, 18 de fevereiro, em Brasília, e todas as cidades da microrregião já anunciaram que, devido à implementação do novo sistema e a capacitação dos funcionários, os horários de atendimento sofreram alterações.

Em Viçosa, a prefeitura emitiu um comunicado em que menciona o horário de funcionamento até a implementação das medidas. O CadÚnico, vinculado à Secretaria de Assistência Social, terá atendimento das 07h às 12h e das 13h às 14h45. 

Segundo o Governo Federal, a ideia é automatizar o preenchimento das informações das famílias, evitar erros e tornar o processo de atendimento na rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) mais ágil. Integrações de dados, que antes levavam dois ou três meses para serem realizadas, poderão ser feitas em poucos dias, por meio de processos automatizados e rotineiros.

O novo sistema também contará com uma plataforma de gestão de riscos e monitoramento, com o objetivo de garantir eficiência e evitar fraudes cibernéticas e outros tipos de fraudes.

Fonte: Governo Federal