Movimento pela Saúde em Viçosa
Ontem, quarta-feira, 2, a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais realizou uma grande mobilização entre os hospitais filantrópicos de todo o estado. A manifestação, de caráter pacífico, faz parte do movimento Luto pela saúde e deve acontecer durante todo o mês de dezembro.
Em Viçosa, os funcionários e voluntários do Hospital São João Batista se vestiram de preto e com a logomarca do movimento deram as mãos e abraçaram, simbolicamente, o Hospital São João Batista.
A ideia da ação surgiu em uma reunião geral realizada com os representantes dos hospitais e visa protestar quanto ao parcelamento dos repasses dos recursos federais aos municípios e estados, referente ao mês de dezembro. No dia 16, os organizadores do evento pretendem fazer uma manifestação na sede do governo estadual e da assembleia legislativa.
O teto de média e alta complexidade será pago em duas vezes, sendo uma no dia 10 de dezembro e outra em 2 de janeiro de 2016. Segundo o Ministério da Saúde, a decisão se justifica pela insuficiência orçamentária, o que vem gerando riscos de fechamento de muitas instituições filantrópicas.
O objetivo da iniciativa é demonstrar o luto dos funcionários e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo descaso que ocorre com as instituições filantrópicas, que são responsáveis por mais de 70% do atendimento do SUS em Minas Gerais.
Comentários (0)
Comentários do Facebook