Moradora denuncia descaso no PSF do Nova Viçosa

..

Moradora denuncia descaso no PSF do Nova Viçosa

Uma moradora do bairro Nova Viçosa usou a tribuna livre da Câmara na reunião da última terça-feira, 21, para denunciar um descaso que ela sofreu dos funcionários do PSF da localidade. De acordo com ela, seu neto precisava de atendimento médico e foi levado ao local com toda a documentação necessária, porém, a médica responsável pelo caso informou que levaria de 8 meses a 1 ano para a liberação da vaga para que o garoto fosse atendido.

‘’Eu pedi a guia para ela, porque eu iria até a secretaria (Saúde) para conversar e ela falou que não me daria essa guia, que ele tinha que ficar no PSF e que eu poderia levar até o Papa que eu não ia conseguir nada’’. 

Ainda segundo a mulher, ela levou um relatório para ser preenchido pela médica, que ficou semanas no local e quando foi buscar, o documento estava em branco com a justificativa de que a médica não sabia como preencher e que não iria se dar o trabalho. A partir disso, a moradora questionou se seria necessário pegar uma ficha para que ela conseguisse contato com a médica e informá-la o que deveria ser escrito no relatório, sendo que as orientações de preenchimento estavam todas no prontuário, e obteve resposta positiva por parte da recepcionista do local ‘’eu achei aquilo um absurdo, saí de lá com o relatório em mãos e procurei o Vereador Gilberto Brandão (AVANTE) solicitando orientação sobre como eu poderia resolver tudo isso’’, disse. 

O Vereador Gilberto, em sua fala, prestou apoio à mulher e salientou que ‘’nem iria trazer à tona essa questão do PSF, mas como eles fizeram um boletim de ocorrência contra a minha pessoa falando que desacatei o médico, estou aqui. De onde eu vim e a minha origem não me permite ser esse cidadão arrogante, a minha verdade sempre irá prevalecer. Se eu tiver que entrar em qualquer local para resolver uma demanda da população, eu irei. Eu fui eleito para isso, meu compromisso é com o povo, de correr atrás e ouví-los. A situação está chegando ao ponto de ser preciso intervenção, pela falta de um bom atendimento’’, justificou o parlamentar. 

Boletim de ocorrência contra o vereador

O vereador Gilberto da Silva Brandão, da Câmara Municipal de Viçosa, está sendo acusado de desacato e alteração no atendimento da Unidade Básica de Saúde do bairro Nova Viçosa. De acordo com o relato dos funcionários da unidade, o vereador chegou ao local com documentos em mãos, exigindo que a médica responsável assinasse para encaminhar um paciente para outra unidade de saúde. 

No entanto, de acordo com o boletim, a médica explicou que era necessário avaliar o paciente antes de realizar qualquer encaminhamento. Nesse momento, o vereador teria se exaltado e passou a insultar a médica e todos os funcionários, chamando-os de incompetentes e preguiçosos. Ele ainda teria afirmado que iria entrar em contato com o prefeito para demitir a equipe da unidade. 

Segundo a polícia, além da médica, as recepcionistas também foram alvos das agressões verbais, sendo chamadas de preguiçosas pelo vereador. O médico que trabalha no local também afirma ter sido ofendido, sendo chamado de imprestável e incompetente, com ameaças de demissão também. Antes da chegada da equipe policial, o vereador já havia deixado o local, mas as vítimas foram orientadas a realizar uma queixa formal contra o político para que as providências cabíveis sejam tomadas.

O vereador Gilberto Brandão foi procurado pelo Folha da Mata e lamentou o boletim de ocorrência feito contra ele. O vereador explicou que foi até a unidade para solicitar, à equipe médica, a assinatura de um documento de um paciente, criança, cuja mãe está tendo dificuldade em seguir com o tratamento e, segundo o vereador, não está recebendo a atenção devida dos setores da Secretaria de Saúde. 

Segundo Brandão, ele recebeu uma má resposta da médica que o atendeu, o que teria causado sua reação de indignação. Para ele, a equipe médica da unidade de Nova Viçosa precisa ser substituída, pois não estaria atendendo a população da forma como deveria.

O Folha da Mata entrou em contato com a Prefeitura e aguarda retorno.