Minas Gerais entra em situação de emergência diante do aumento de doenças respiratórias

Até o dia 26 de abril, o estado já havia registrado 26.817 internações por SRAG e 397 mortes apenas em 2025

Minas Gerais entra em situação de emergência diante do aumento de doenças respiratórias
Fábio Marchetto / SES-MG

O estado de Minas Gerais entrou, na última sexta-feira, 2, em situação de emergência em saúde pública devido ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O governo do estado publicou a medida no Diário Oficial. Válido por 180 dias, o texto permite a adoção imediata de ações administrativas e assistenciais, ampliando a capacidade de resposta do Estado, como a contratação de profissionais e aquisição de insumos.

O decreto também prevê a criação do Centro de Operações de Emergências em Saúde por Síndrome Respiratória Aguda Grave (COE-Minas-SRAG), que atuará no monitoramento e na coordenação das ações durante o período de emergência

Até o dia 26 de abril, Minas Gerais já havia registrado 26.817 internações por SRAG e 397 mortes apenas em 2025. Crianças de até 1 ano e idosos acima de 60 anos concentram a maioria das internações.

Desde abril, o Governo de Minas utiliza a Sala de Monitoramento de Vírus Respiratórios, ambiente técnico que acompanha a circulação de vírus em todo o estado. A ferramenta permite maior agilidade nas áreas de vigilância, assistência e vacinação.

O Comitê Estadual de Vírus Respiratórios segue com reuniões quinzenais e poderá intensificar os encontros conforme a necessidade. A próxima reunião está marcada para o dia 24 de junho.