Comad apresenta balanço de ações na Câmara de Viçosa

Pesquisa da UFV aponta que metade da população já presenciou uso ou venda de drogas próximo de casa

Comad apresenta balanço de ações na Câmara de Viçosa
Divulgação/Câmara de Viçosa

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV) revelou que metade dos entrevistados afirmou ter visto uso ou venda de drogas nos últimos 12 meses. Os dados foram apresentados na Câmara de Viçosa, durante a reunião desta segunda-feira, 3, a pedido do vereador Sérgio Marota (PP).

Durante a apresentação, o professor Antônio Carlos Miranda, do Departamento de Ciências Sociais da UFV, explicou que o álcool continua sendo a substância mais consumida em Viçosa e a principal porta de entrada para outras drogas. O estudo, conduzido em parceria com o professor Marcelo Ottoni Durante, também identificou relação entre dependência química e criminalidade, apontando a necessidade de maior articulação entre políticas públicas.

O levantamento integra um diagnóstico sobre pessoas em situação de rua e o consumo de substâncias psicoativas no município, elaborado em parceria com o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad).

A presidente do Comad, Patrícia de Fátima Pinto, destacou que o órgão vem atuando para fortalecer a rede de atendimento em Viçosa, com foco em prevenção, tratamento e reinserção social de pessoas afetadas pelo uso de drogas. Ela ressaltou ainda que o conselho desenvolve projetos integrados com as áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Esportes, além de ter contribuído para o diagnóstico que embasou parte da pesquisa. “A proposta do Comad é trabalhar com base em conhecimento científico e diagnóstico, para traçar ações dentro da política pública do município. Estamos estruturando um trabalho sólido, que demanda tempo, mas já traz resultados concretos”, afirmou a presidente.