Mais de 800 castrações gratuitas já foram realizadas pela Sovipa
Sovipa é a Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais
De junho a outubro deste ano, a Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (Sovipa) já realizou 820 castrações gratuitas de gatos e cachorros em Viçosa. O recurso é oriundo da lei N°13.019/2014, subvenção da Prefeitura Municipal, que contemplará neste ano de 2023 cerca de 1155 animais. O recurso destinado à entidade civil é anual e é liberado em parcelas. Os interessados em castrar seus animais podem fazer o agendamento pelo telefone (31) 98110-5492.
Segundo Marly Coelho, voluntária da Sovipa, o programa funciona de forma contínua desde 2019 e já contemplou mais de 7 mil animais em situação de rua ou também pertencentes a tutores carentes no município. Ela complementa que é uma via de mão dupla, quanto mais castrações e lares temporários para abrigar os animais recém-castrados, melhor para manejar a questão de animais abandonados. “Caso haja uma ampliação de pessoas que ofereçam esses lares temporários, é possível ampliar as castrações dos animais em situação de rua, principalmente em machos. Isso evitaria mais crias indesejadas e, consequentemente, menos acidentes com seres humanos e o sofrimento desses animais”, explica.
Ainda de acordo com especialistas, a castração é o melhor caminho para controlar o número populacional de animais abandonados e também de zoonoses. Marly ressalta que intensificar a castração de animais errantes é primordial e é necessário a ajuda da sociedade, uma vez que a entidade não supre toda a demanda. “É importante que as pessoas ajudem. Se alguém ver uma cadela no cio, entre em contato com a Sovipa que será feita a castração. Se puder, oferecer lar temporário ou também ajudar nas adoções”, diz.
Comentários (0)
Comentários do Facebook