Mais de 40 expositores participaram da Semana do Artesanato de Viçosa
Evento foi realizado na Praça Silviano Brandão
Na última semana, de 18 a 23 de março, a Praça Silviano Brandão em Viçosa foi tomada pelo artesanato. Em comemoração ao Dia do Artesão, celebrado no dia 19, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Viçosa, por meio do Departamento de Turismo, promoveu um evento para destacar a variedade e a qualidade do artesanato viçosense, como parte da nova gestão e planejamento do turismo no município.
Funcionando entre as 9h e as 19h de segunda a sexta-feira e na manhã de sábado, a feira da Semana do Artesanato colocou em evidência, no centro da cidade, o trabalho dos artesãos de Viçosa. Durante o evento, 42 expositores apresentaram seus produtos para o público, incluindo bolsas, bonecas, tapetes, artigos de decoração, utensílios para cozinha, chapéus, cestos, acessórios, produtos de tricô, crochê, madeira, entre muitas outras peças.
Agregando ainda mais à programação, em parceria com a Abrasel, a Semana do Artesanato contou com praça de alimentação e atrações musicais: na quinta-feira, Camila Gargano embalou a Praça Silviano Brandão com o melhor da MPB; já na sexta, foi a vez de Glau Bueno agitar o centro com muito rock e blues; e no sábado pela manhã, fechando as atividades, subiram ao palco Eliane Cardoso e Marcos Bal, em um belíssimo show de encerramento.
Para Carlos Henrique (Caíque) Jacob Pinto Coelho, chefe do Departamento de Turismo, a Semana do Artesanato foi um sucesso, dada a proporção do evento e a gratidão explícita dos artesãos participantes, que viram seu trabalho percebido, fomentado e divulgado, em uma programação voltada diretamente para eles, desde o planejamento inicial. Para tanto, a organização contou, ainda, com o apoio da Associação dos Artesãos de Viçosa (ADAV) e do Espaço Trigoleve na montagem do espaço, que abrigou os mais de 40 expositores da melhor maneira. “A gente está muito bem amparado; eu penso assim. Então, as pessoas que vêm, gostam, porque ficou um ambiente bem dividido, bem compartilhado, todo mundo com a mesma oportunidade de que o produto apareça”, afirma a artesã Edna Maria Alexandre.
“Os artesãos estavam muito gratos pela oportunidade, pela exposição ali, também tendo em vista que foi praticamente uma coisa inédita para eles. Fora o Natal, nós nunca tivemos nada de fomento do tamanho desta feira de artesanato. Então, para mim, foi muito gratificante”, comenta Caíque.
Para a artesã Rosimeire Belcavelo, um espaço como a Semana do Artesanato é muito importante; além de mostrar seu trabalho, a interação dos expositores entre si, com o público e até mesmo com o poder público só engrandece o ofício. O convívio dos participantes durante a feira também foi um ponto positivo destacado pela expositora Maria de Fátima Teixeira, que reitera ter gostado muito da oportunidade de apresentar seus produtos e de conviver com seus colegas de profissão.
“É um trabalho em conjunto, a união que deu certo; e a gente tem que realmente fomentar. É uma forma de gerar emprego, de gerar renda e de valorizar o artesanato em Viçosa”, finaliza o chefe de Turismo.
Fonte: PMV
Comentários (0)
Comentários do Facebook