Quase 3 mil animais foram vacinados no último sábado

Campanha segue neste sábado, 23 de agosto em diversas localidades

Quase 3 mil animais foram vacinados no último sábado
Reprodução/Internet

No último sábado, 16, ocorreu a primeira ação da Campanha de Vacinação Antirrábica de Viçosa em 2025. Nela, o Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde vacinou 2.884 animais, sendo 2.248 cães e 576 gatos.

Durante a etapa, a Vigilância Ambiental contou com o suporte do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que disponibilizou médicos veterinários (residentes e estagiários) para atendimento imediato em caso de intercorrências no momento ou após a vacinação dos animais.

Na ocasião, foram atendidos diversos locais da cidade como: Acamari, Bela Vista, Estação Cultural Hervé Cordovil, Rua dos Passos, Nova Era, Inácio Martins, Amoras, Barrinha, Vau Açu, João Braz, Cachoeirinha, São José do Triunfo e Violeira. Além desses locais, ocorreu também, de casa em casa, os atendimentos nas comunidades Coelha I e II, Romão dos Reis e Nova Viçosa. A campanha segue agora em todas as regiões rurais de Viçosa, até que todos os animais sejam imunizados.

Já na área urbana da cidade, a segunda parte da campanha segue neste sábado, 23, na praça da Igreja do Bairro de Fátima; em frente ao Caps AD, no Bairro de Lourdes; na praça da parte alta do bairro Santa Clara; e nas unidades de saúde do Bom Jesus, Conceição, Novo Silvestre e Santo Antônio. Haverá ainda pontos em frente à prefeitura, no Centro, próximo ao Colégio Viçosa; na entrada da Rua das Estrelas, no bairro Estrelas; na praça central e na Escola Municipal Padre Francisco José da Silva, em Nova Viçosa; na sede da Rebusca, nas Posses de Nova Viçosa; na Igreja Católica do bairro Santo Antônio; e na praça central do Silvestre.

A prefeitura adverte que a função dos vacinadores é única e exclusiva de aplicar as doses nos animais. Por isso, a orientação é que os tutores (sempre com idade a partir de 18 anos) levem os pets com segurança: os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e os cães precisam estar com coleiras ou correntes e, dependendo da agressividade do animal, usar focinheira.