Luthier viçosense faz palestras em Recife
O Mestre Luthier Lúcio Jacob, de Viçosa (MG) profereiu palestras que aconteceu no último dia 15, durante a programação da "Mostra Recife SESC Sonora Brasil 2015-2016" e da "Exposição Corpo Du Som - Luthier Rodrigo Veras".
A palestra contou com a presença de importantes nomes do Violão em Pernambuco, tanto músicos quanto professores e alunos, além de curiosos. Por ter ocorrido dentro do espaço físico da Exposição, que conta com a representação de uma "Oficina de Luteria", a palestra foi bastante interativa. Lúcio Jacob, além de contar sua história de vida e o sua trajetória na luteria, pôde utilizar as diversas peças expostas como complemento didático.
Abordou aspectos da construção tradicional e moderna de violões clássicos, a importância da relação do Luthier com a madeira e do Luthier com os músicos, e tirou diversas dúvidas e curiosidades propostas pelo público presente.
Ao final, Lúcio apresentou alguns instrumentos prontos que os violonistas puderam tocar e conhecer de perto. Dessa forma, o Mestre compartilhou não só uma parte da sua obra, mas, sobretudo, sua visão da luteria de instrumentos de alta performance e qualidade e as principais variantes existentes na construção artesanal de instrumentos de cordas dedilhadas.
Sobre o Artista
Natural de Viçosa, em 1994, interessou-se em aprender a construir violões e ingressou no curso técnico de marcenaria. Mas foi trabalhando com o luthier Antônio de Pádua (Pati), também de Viçosa, que aprendeu as técnicas e conhecimentos sobre a arte de construir violões. Fez seu primeiro violão aos 18 anos de idade. Além de Pati, trabalhou em parceria com outro viçosense, o luthier Jorge Rafael. Em 2002 já trabalhava em seu próprio atelier.
Um momento importante em seu crescimento profissional foi sua mudança para João Pessoa, PB, onde residiu por 4 anos. Nesta ocasião teve contato com vários músicos Nordestinos, inclusive de renome internacional, e de profundo conhecimento violonístico contribuindo para o aperfeiçoamento e divulgação de seu trabalho.
Lúcio Jacob segue a escola tradicional espanhola na construção de seus violões, tendo também construído violões double top, violões de fibra de carbono e com escala elevada. Além do violão tradicional, Lúcio fabrica violões de sete, oito e dez cordas, viola “caipira”, cavaquinho e instrumentos antigos ou de época, como avihuela e guitarra da renascença.
Mais informações sobre o artista em: www.luciojacob.com.br
Comentários (0)
Comentários do Facebook