Lar dos Velhinhos completa 45 anos

A inauguração do Lar dos Velhinhos, na esquina das ruas Tenente Kümel e Virgílio Val, completa 45 anos. Para comemorar a data, será celebrada no local, na segunda-feira, 13, às 15 horas, uma Missa de Ação de Graças.
Contando hoje com 41 internos, o asilo conta com ajuda da comunidade para se manter e, graças a doações, não tem tido maiores problemas em relação à alimentação e material de higiene e limpeza. O grande problema é quanto ao pagamento de encargos sociais e piso salarial garantido em lei para alguns profissionais, o que onera bastante a folha de pagamento. Por isso, o Lar tem dificuldades em honrar os compromissos mensais, sempre trabalhando em atraso com alguns pagamentos referentes a encargos, ou parcelando as dívidas.
Sheila informou que o Lar dos Velhinhos recebe pequenos aportes financeiros do Município e do Governo Federal, mas que esses recursos (como o aprovado pela Câmara de Vereadores em dezembro último) demoram a ser liberados devido a trâmites burocráticos e quase sempre chegam parcelados.
A presidente também disponibilizou a conta da instituição do Banco do Brasil, para transferência via pix, chave CNPJ 203217250001-99, para empresas e pessoas físicas que desejarem fazer doações. Ou, ainda, uma vaquinha on line pelo link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-o-lar-dos-velhinhos-de-vicosa-mg-lar-dos-velhinhos
Para lembrar
A sede do Lar dos Velhinhos foi inaugurada em 13 de janeiro de 1980. A construção foi iniciada a partir da preparação de um terreno instável, anexa ao Hospital São Sebastião, doador da área. Na construção, toda a sociedade viçosense se movimentou para que o empreendimento se tornasse realidade
Com a manchete: “Inaugurado em Viçosa o Lar dos Velhinhos”, o Folha de Viçosa/Ponte Nova (hoje, Folha da Mata), em sua edição nº 530, de 20/01/80, noticiava
“Com as bênçãos do Padre Carlos dos Reis Baêta Braga, foi inaugurado oficialmente, no dia 13 de janeiro último, uma das mais importantes obras filantrópicas de Viçosa, o “Lar dos Velhinhos”, obra construída com muito carinho através de donativos coletados em campanha realizadas por todos os clubes de serviço, entidades de classe, autoridades e povo de Viçosa, em geral.
A secretária do asilo, Dª Aurora Tomás Afonso (Dª Loló) deu início à sessão solene convidando o Pe. Carlos dos Reis Baêta Braga para proceder à bênção da casa. Em seguida foi anunciada a palavra do Provedor, que, em empolgante discurso agradeceu a presença de todos, referindo-se aos que colaboraram com a realização da obra.
Sequenciando a reunião, a Secretária fez uso da palavra, quando também, apresentou agradecimentos, pela presença de todos, pelo apoio e ajuda recebidos dos viçosenses e de tantas outras pessoas de espírito humanitário e ainda aos sócios contribuintes que, com suas mensalidades, irão permitir o funcionamento da Casa.
Dª Aurora declarou que, por solicitação dos demais membros da Diretoria que iria ser homenageado, naquele momento, o Dr. Laurindo Torres Carneiro, idealizador e batalhador constante pela construção do "Lar dos Velhinhos". Disse a Secretária que a gratidão ali demonstrada seria certamente a de todo o povo viçosense e que tal gratidão ficaria marcada com a presença constante do Dr. Laurindo na foto a ser inaugurada ali no salão de recepção. O descerramento do retrato foi feito pela filha do homenageado, Sra. Maria Inês Carneiro Galvão. Após a inauguração do retrato, o Provedor agradeceu a homenagem, dizendo que seu trabalho ali foi mínimo, se comparado àquilo que devia a Viçosa, cidade que o acolheu tão bem, e onde educou seus filhos. Encerrada a reunião, presentes foram convidados a visitarem as dependências da casa.
Apesar de oficialmente inaugurado, o Lar dos Velhinhos só começará a dar abrigo aos primeiros velhos (cerca de 10 deles) dentro de mais alguns dias. A manutenção dos velhos será feita com recursos de sócios-contribuintes que o asilo vem conseguindo arregimentar pouco a pouco”.
AS PALAVRAS DO DR. LAURINDO CARNEIRO
Com a inauguração desta casa, estou vivendo um dos momentos mais importantes da minha vida, vendo concretizado aqui o sonho que venho acalentando há longos anos. Ele nasceu na ocasião em que convoquei para uma reunião em minha residência alguns líderes viçosenses com os Srs. Mário Dutra dos Santos, César Santana Filho, o saudoso Norberto da Silva Pinto, os Drs. Jorge Theotônio Teixeira, José Torres Duarte, Januário de Andrade Fontes, Altamiro da Conceição Saraiva e outros, a fim de propor que, num trabalho conjunto, levássemos à frente a ideia de fundar em Viçosa uma casa de abrigo para a velhice desamparada.
Posteriormente, em reunião liderada pelo Sr. Odilon Barbosa, quando foi proposta a criação aqui de um asilo para velhos. Informei que já estávamos trabalhando para tal fim e, desse modo, unindo nossas forças, partimos em busca do local onde pudéssemos construir o “Lar dos Velhinhos”, quando o então provedor do Hospital São Sebastião, Dr Otávio Silva Araújo, conseguiu que o terreno anexo ao hospital fosse doado para a construção.
A partir daí começou a nossa luta em busca de apoio, orientação e ajuda financeira que nos permitiriam realizar a drenagem, terraplanagem, canalização do córrego existente e a preparação do terreno onde seriam levantados os alicerces da obra. Daqueles tempos até agora temos sido ajudados por tantas pessoas que decidimos não mencionar nomes especialmente, mas citaremos o apoio que temos recebidos do Sr. prefeito de Viçosa, Interact Club e outros; o auxílio do governo do Estado, por intermédio do dinâmico deputado Fábio de Vasconcelos; o trabalho constante e dedicado do Sr. Mário Dutra dos Santos, que vem cuidando da arrecadação de fundos para a manutenção da casa; as ajudas que temos recebido em forma de dinheiro, material de construção e mercadorias conseguidas por senhoras da sociedade viçosense que vêm trabalhando com afinco desde longos anos; as contribuições de viçosenses ausentes, que chegaram a fazer campanha entre amigos até nos Estados Unidos; o trabalho dos nossos dedicados companheiros da diretoria atual e das anteriores; e, finalmente e de maneira especial, a ajuda dos nossos sócios contribuintes, que garantirão o sustento dos velhinhos que vamos abrigar.
A todos, os nossos sinceros agradecimentos, extensivos ao Revmo, Pe. Carlos dos Reis Baêta Braga, aqui presente para as bênçãos desta casa, às autoridades que se dignaram comparecer a esta inauguração e a todas as pessoas que nos apoiaram com suas presenças. Em nome dos velhinhos desamparados de Viçosa apresentamos a cada um o nosso “muito obrigado”, o nosso “Deus lhe pague”’.
Comentários (0)
Comentários do Facebook