Inscrições para o Trilhas de Futuro terminam nesta quarta-feira (15)

Programa oferece 77 cursos profissionalizantes gratuitos e com ajuda de custo para transporte e alimentação; 124 cidades têm opções

Inscrições para o Trilhas de Futuro terminam nesta quarta-feira (15)

Termina nesta quarta-feira, 15, o prazo de inscrições para a terceira edição do Trilhas de Futuro, programa do Governo de Minas que oferece, de forma gratuita, cursos profissionalizantes em instituições privadas e públicas.  São 40 mil novas vagas, distribuídas em instituições credenciadas de 124 municípios mineiros. As inscrições são feitas por meio deste site.  

Em Viçosa, o programa oferece vagas apenas para o curso técnico de enfermagem, no Centro Referencial de Ensino em Saúde. Os selecionados serão divididos em quatro turnos, integral, manhã, tarde e noturno. Além da formação gratuita, o estudante participante receberá uma ajuda de custo para transporte e alimentação, que a partir de maio terá um reajuste, de R$18 para R$20 por dia.

Poderão se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também cidadãos que já concluíram essa etapa de ensino. Não há restrição de idade para participar dos cursos.

Documentos necessários para a inscrição:

- Nome completo do candidato/estudante;

- Nome social;

- Data de nascimento;

- Sexo e raça;

- Nacionalidade e naturalidade;

- Endereço completo, inclusive CEP;

- Telefones de contato;

- E-mail (se possuir);

- CPF do aluno;

-  Nome e CPF da mãe/pai ou responsável legal;

- Declaração se o candidato/estudante possui deficiência;

- Escolaridade que possui no momento da inscrição;

- Rede de ensino em que está cursando ou concluiu o ensino médio;

- Indicação do curso de interesse, do turno, da instituição e do endereço de preferência;

- Informação sobre ocupação profissional.

Próximos passos

Após a inscrição, os estudantes devem aguardar a divulgação dos resultados da alocação, que será noticiada pelos canais oficiais da Secretaria de Educação. O candidato selecionado deve ir presencialmente à instituição escolhida para realizar a matrícula. Todo o processo é gratuito.