Inscrições para o Encceja terminam nesta sexta

Exame certifica gratuitamente jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada

Inscrições para o Encceja terminam nesta sexta
Divulgação/Inep

Termina nesta sexta-feira (2) o prazo para se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025. As inscrições devem ser feitas pelo site do Sistema Encceja, com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O mesmo prazo vale para quem for solicitar atendimento especializado ou o tratamento pelo nome social, “que é como a pessoa se autoidentifica e que expressa sua identidade de gênero diferente do nome que consta nos documentos de registro civil”.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja é gratuito e voluntário. Ele permite que jovens e adultos que não concluíram os ensinos fundamental ou médio na idade apropriada obtenham a certificação.

Provas e conteúdo

As provas serão aplicadas em 3 de agosto, nos turnos da manhã e da tarde. O exame segue os requisitos legais para certificação e é composto por quatro provas objetivas — com 30 questões de múltipla escolha cada — e uma redação.

Para o ensino fundamental, as provas abrangem ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; história e geografia.

Já no ensino médio, os conteúdos incluem química, física, biologia, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história, geografia, filosofia e sociologia.

Certificação

Criado em 2002, o Encceja serve como instrumento de certificação para conhecimentos adquiridos na escola ou fora dela, por meio da vivência e do trabalho. As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados para emitir os certificados do ensino fundamental e médio.

Além disso, os dados do Encceja ajudam a formular programas educacionais mais eficazes para o público jovem e adulto, promovendo a formação integral e a inclusão social e profissional.