Inscrições para o Centro Experimental se encerram nesta sexta (3)

Projeto oferece aulas gratuitas de diversas modalidades artísticas a crianças, jovens, adultos e idosos

Inscrições para o Centro Experimental se encerram nesta sexta (3)

Estão abertas até amanhã, 3 de março, as inscrições para os interessados em participarem das oficinas oferecidas pelo Centro Experimental de Artes da Prefeitura de Viçosa, órgão vinculado à Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes.

Desde sua criação em 1994, o projeto tem como objetivo oferecer aulas gratuitas de diversas modalidades artísticas a alunos da rede básica de ensino viçosense. Mas, neste ano de 2023, o Centro Experimental ampliou significativamente o número de oficinas ofertadas, bem como o número de vagas e a faixa etária dos alunos. A partir de agora, centenas de crianças, jovens, adultos e idosos poderão ter uma formação artístico-cultural, escolhendo dentre um conjunto ainda mais diverso de aulas.

As inscrições para as oficinas do Centro Experimental são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário on-line (disponível no site cultura.vicosa.mg.gov.br) de acordo com a área artística de interesse. Para menores de idade, as matrículas precisam ser efetuadas pelos pais ou responsáveis legais. É solicitado o anexo de um documento pessoal com foto; CPF; comprovante de residência; e uma foto de rosto. Estudantes da rede básica também deverão apresentar comprovante de matrícula escolar. Ressalta-se, ainda, que as vagas são limitadas e as inscrições estão sujeitas à confirmação pelos gestores do CEA.

As aulas do Centro Experimental estão previstas para acontecer na sede da Secretaria de Cultura (Praça do Rosário, 05), na Estação Cultural Hervé Cordovil e na Academia Núcleo (Rua Alexis Doroffef, 50), todos localizados no centro de Viçosa. O período letivo de 2023 terá início no dia 06 de março.

Com a nova expansão, as oficinas serão agrupadas em três eixos: Danças, Música e Artes Cênicas e Visuais, com coordenadores pedagógicos específicos por área e sedes próprias. O novo organograma foi elaborado devido ao grande número de oficinas por área e, consequentemente, ao grande número de alunos atendidos no projeto.

As maiores novidades estão na área musical. Além das oficinas disponíveis nos anos anteriores, o projeto conta agora com aulas de bateria, contrabaixo, guitarra, viola caipira e percussão, instrumentos sempre muito procurados por amantes da música.