HSJB restringe internações pelo SUS e divulga campanha de ajuda
Para tentar amenizar a situação de carência financeira no Hospital São João Batista, desde ontem, quarta-feira, 22, uma equipe de voluntários está visitando as residências em Viçosa pedindo doações de qualquer valor via conta de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
Para participar da campanha o interessado deve informar ao funcionário o número de matricula do Saae e o valor que deseja doar por mês.
Os visitados deverão ficar atentos porque a equipe de visitação estará identificada com o crachá do Hospital São João Batista e não está autorizada a receber nenhum valor em dinheiro. A doação será depositada diretamente na conta do hospital depois que o contribuinte pagar a fatura referente ao consumo do mês.
Mais informações sobre a participação na campanha podem ser obtidas no Hospital São João Batista, que fica à Rua dos Passos, 1000, Bairro Nova Era.
Restrição a internações
O Hospital São João Batista (HSJB) de Viçosa vem enfrentando, diariamente, grandes dificuldades para garantir os recursos necessários para o seu pleno funcionamento com o propósito de atender com eficiência todos os seus pacientes. Atualmente, são realizados mais de cinco mil atendimentos mensais no hospital, sendo 80% deles pelo Sistema único de Saúde (SUS) que não remunera, adequadamente, o HSJB pelos serviços prestados.
Diante desses números e com o agravante da diferença entre os custos para a manutenção do hospital e a remuneração paga pelo SUS, foi consenso na direção do HSJB a suspensão, desde o último dia 20, por tempo indeterminado, das internações em 12 dos 62 leitos do SUS, sendo seis de clínica médica e seis de clínica cirúrgica.
De acordo com a direção do hospital, a decisão foi tomada para a segurança e a garantia da qualidade nos atendimentos e aguarda uma posição dos gestores do SUS, sobre a alocação dos recursos.
Na semana passada, em visita ao Ministério da Saúde (MS), em Brasília, o diretor administrativo do São João Batista, Sérgio Cardoso Pinheiro, e o presidente do Conselho Curador do hospital, Rodrigo Bicalho, tiveram negado o pedido de atualização das IGHs (Incentivo a Qualificação da Gestão Hospitalar). De acordo com o MS não há expectativas quanto a atualização da tabela.
Comentários (0)
Comentários do Facebook