Fumacê contra o mosquito da dengue em Viçosa

Combate ao mosquito será intensificado na cidade com carro fumacê e começa nesta sexta-feira (1º/04), por Nova Viçosa

Fumacê contra o mosquito da dengue em Viçosa
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Viçosa informou que intensificará o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite os vírus da dengue, da febre chicungunya e da zina, com o uso de um carro fumacê. O veículo, enviado pelo Ministério da Saúde, chegou à cidade nesta sexta-feira (1º) e será colocado para circular a partir de hoje.
 
De acordo com a programação divulgada, o bairro Nova Viçosa e o centro da cidade serão as primeiras regiões onde o fumacê aspergirá o inseticida para eliminar os mosquitos. A rota e o cronograma com os horários foram definidas em reunião realizada na manhã desta sexta-feira na Secretaria Municipal de Saúde. Presentes o secretário municipal de Saúde, José Aparecido de Souza (Cido); o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ronilson da Silva Vieira; a coordenadora do Setor de Vigilância Ambiental, Lílian Souza; o chefe do Departamento de Trânsito, Pedro Henrique Neves; o representante da Polícia Militar, aspirante Wallace de Jesus Domingos; e ainda a equipe técnica da Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova, composta por Oliveiro Alves Mota, Sebastião Moreira, João Bosco Souza e Atos Stoffel.
 
Ficou definido que o carro fumacê aplicará o inseticida em dois bairros a cada ciclo de sete dias. Nova Viçosa e Centro, que concentram o maior número de notificações de casos de dengue, serão os primeiros a receberem a aplicação do produto. 
 
Em Nova Viçosa o carro circulará entre os dias 1º e 6 de abril, sempre das 17 horas às 21 horas. Já no centro o carro circulará entre os dias 2 e 6 de abril, sempre das 6 horas às 9 horas.
De acordo com dados do Ministério da Sáude, o inseticida não é prejudicial à saúde das pessoas. As recomendações do MS, endossadas pela Secretaria Municipal de Saúde é que, no momento da passagem do carro fumacê, "as pessoas devem manter suas janelas abertas, para que produto alcance o interior das residências. Vasilhas e utensílios de alimentação devem ser cobertos e os animais domésticos devem ser colocados em um cômodo reservado da casa ou mantidos longe da fumaça".
 
Dengue já atingiu mais de 400 pessoas em Viçosa  
Segundo a Vigilância Epidemiológica da cidade, até a última quinta-feira, 28 de março, data do último balanço  divulgado pelo setor, Viçosa contava com 1.064 notificações de dengue; 404 casos confirmados; 36 descartados e 624 em investigação.