Flexibilização do uso de máscaras em MG entra em discussão
Em locais fechados, o uso da máscara continuará obrigatório
Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, 12, o secretário Fábio Baccheretti afirmou que a possibilidade de flexibilização do uso de máscaras em Minas deverá acontecer em datas diferentes entres os munípios. "Não há como tratar todo o Estado da mesma forma se a vacinação é desigual", explicou o secretário ao lembrar que o índice de imunizados é diferente entre as cidades.
Segundo Baccheretti, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) já está discutindo os critérios técnicos necessários para que a medida possa ser adotada, sobretudo em locais abertos e arejados. Novas reuniões devem acontecer na próxima semana, onde técnicos devem estabelecer os protocolos mínimos para cada cidade.
“Temos que verificar qual o ponto de vacinação que traz segurança para uma desobrigação do uso. Devemos ter uma norma que vai levar em conta o nível de vacinação dos municípios e, possivelmente, ter a definição sobre esses critérios ainda este ano”, afirmou o secretário, que descartou a possibilidade de dispensa da proteção facial em locais fechados.
Sobre as festas de fim de ano e carnaval, o secretário explicou que o protocolo de eventos do programa Minas Consciente é revisto periodicamente e que as festividades devem ter orientações específicas conforme a realidade de momento. ”O Carnaval, por exemplo, deve ter um cenário diferente daquele que se apresenta para o réveillon”.
Comentários (0)
Comentários do Facebook