Festa do Rosário no Fundão continua após novena

Festa do Rosário no Fundão continua após novena
Legenda: Exemplo de perseverança, a festa do congado de São José do Triunfo é realizada desde 1930.

A tradicional novena que antecede a Festa de Nossa Senhora do Rosário, no distrito de São José do Triunfo, encerra neste sábado (19), com missa às 19h30, no interior da Igreja de São José, seguida de ritos festivos do Congado com levantamento do mastro e apresentação de toda a corte, inclusive o Mordomo Robson Kauã Maurilio e da Alferes Luciene Augusto, que conduzirá a caminhada até a casa do Rei e da Rainha, na Rua São Lourenço, 223.

No domingo (20), principal data da celebração, a festa começa às 04h, com Alvorada festiva ao som da banda de Congado percorrendo as ruas do distrito. Às 11h, Saída da banda e do reinado da casa do Rei e da Rainha, seguida de almoço. às 15h, Missa festiva com o tema: “Maria, incendiai vossos fiéis de amor e lhes dê uma nova vida em Cristo!”, com participação dos padres Antônio Carlos Martins (Pároco) e Vanderlei Santos de Souza (Redentorista). 

Após a celebração serão coroados o novo rei, rainha, príncipe e princesa de 2025 (rei de compromisso, Genival Neves de Paula; rainha de compromisso, Regiane Cristina Messias Neves; príncipe, Pedro Lucas Messias Neves; e princesa Bárbara Vitória Messias Neves), que organizarão a festa no próximo ano.

A corte da festa deste ano é formada por Janderson Luiz Augusto (rei de compromisso), Elizete Aparecida da Paixão Augusto (rainha de compromisso), Cauã Lucas da Paixão Souza (príncipe) e Ana Luiza Miranda dos Santos (princesa). 

A organização da Festa do Rosário também tem a participação do Conselho comunitário de Pastorais de São José do Triunfo

Perseverança

A Festa do Rosário em Viçosa data de 1930. A princípio, o evento era realizado na Igreja do Rosário, que ficava na praça do mesmo nome, no centro da cidade. Com a demolição da Igreja na década de 60, a festa foi transferida para o Distrito de São José do Triunfo, onde sempre residiram todos os participantes do Congado.

Passando de pai para filho, a tradição se mantem viva e se renova a cada ano. Neste domingo (11), será coroada a nova corte (rainha, rei, princesa e príncipe) que irá organizar o próximo evento. Uma certeza de que, em 2025, a festa terá continuidade.